Image Map

25 de março de 2014

Bakunawa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Allen Michael Geneta

O Bakunawa (Bakonaw , Baconaua ou Bakonaua) é uma divindade da mitologia filipina, muitas vezes representado como uma serpente marinha gigante. Acredita-se que ele era o deus do submundo e ele muitas vezes foi considerado o responsável pelos eclipses. 

Ele aparece como um dragão ou serpente gigante do mar, com uma boca tão grande quanto um lago, uma língua vermelha como sangue, os bigodes e as guelras de um peixe-gato, e dois pares de asas : um par maior e um par menor encontrado mais para baixo de seu corpo. 

Mitologia

No início do mundo, haviam sete luas no céus. Bathala - o criador da terra, mar e céu - as tinha criado para iluminarem o céu à noite. Estas luas eram um espetáculo para ser visto: brilhando como prata recém -polido em meio a um céu de veludo. Bakunawa ficou tão encantado com a beleza das luas que uma noite, ele se levantou do mar e engoliu uma das luas. Excessivamente orgulhoso de seu feito, ele se esgueirou de volta para o seu domínio marinho. Infelizmente, ele logo percebeu que a lua dentro dele estava derretendo como cera de vela.

Arte de giong2296

Querendo devorar uma lua que durasse mais tempo, o Bakunawa subiu para o céu na noite seguinte e engoliu outra lua. Mas esta também se dissipou. Noite após noite, Bakunawa devorava outra lua do céu, e todas elas derretiam dentro dele. No fim, apenas uma lua restou no céu, e Bathala ficou furioso. Ao invés de matar Bakunawa, puniu a besta e ordenou -lhe para não devorar a última lua.

Dizem que Bakunawa obedece a ordem de Bathala, mas não a maior parte do tempo. De vez em quando ele tenta devorar a última lua, e é por isso que ele fica vermelha e provoca um eclipse. Mas as pessoas na terra levantam um clamor alto,  batendo panelas, gritando e gemendo, tudo para assustá-lo e fazê-lo cuspir a lua de volta para o céu. Outros tomam uma abordagem mais suave, tocando música doce para fazê-lo cair em um sono profundo, de modo que a lua irá rolar para fora de sua boca e flutuar de volta para o céu, onde ela pertence. No entanto, todos se perguntam se chegará um dia onde Bakunawa terá sucesso em seu desejo de engolir a última lua.

Arte de ladysantos30


Outra Versão 

Outros contos dizem que o Bakunawa tem uma irmã, que possui a forma de uma tartaruga marinha. Ela sempre visitava uma ilha nas Filipinas, a fim de colocar seus ovos. No entanto, os moradores logo descobriram que cada vez que a tartaruga marinha visitava a ilha, a água parecia segui-la, fazendo com que a ilha tivesse seu tamanho reduzido. Com medo que sua ilha  desaparecesse por completo, os moradores mataram a tartaruga. 

Quando Bakunawa descobriu isso, emergiu do mar e devorou a lua. As pessoas ficaram com medo e oraram a Bathala, pedindo para ele punir a criatura. Bathala se recusou, porém disse a eles para baterem algumas panelas e frigideiras, a fim de perturbar a serpente. A lua foi então regurgitada e Bakunawa desapareceu, para nunca mais ser visto novamente. 


fonte: 


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. pensei que a lua no segundo mito fosse ficar vermelha como punição pela morte da tartaruga!

    ResponderExcluir
  2. cara se for para para pensar quantos mitos tem com relação a lua, da para fazer um especial de mitos do sol e lua kkkkkkk

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby