Image Map

7 de março de 2014

Hine-nui-te-po

۞ ADM Sleipnir

Arte de Jericho Benavente

Hine-nui-te-po é a deusa maori das trevas e da morte, e a governante de Rarohenga, o submundo maori. Seu nome pode ser traduzido como "Grande Dama da Noite". Hine-nui-te-po originalmente era chamada de Hine-titama, que significa "Senhora do Amanhecer", e ela era a filha do deus das florestas Tane com Hine-ahu-one, "Vestido criado de terra", a primeira mulher da mitologia maori. Hine-titama casou com Tane, sem saber que ele era seu pai, e eles tiveram vários filhos.

Um dia, Hine-titama perguntou ao marido se ele sabia quem era seu pai, e ele pediu para ela perguntar aos pilares da casa. Ela sabia que seu marido havia construído a casa, e então percebeu que seu marido era, na verdade, seu pai. Envergonhada, ela fugiu para submundo, onde foi impedida de entrar por Te Ku-watawata, o guardião do portão. Ele aconselhou-a a voltar e permanecer no mundo de luz e vida, mas ela insistiu em seguir em frente. Assim como ela estava prestes a descer para a escuridão , Tane-matua a envolveu, mas ela lhe deu as costas, dizendo-lhe que ele deveria voltar e cuidar de seus filhos no mundo da luz, enquanto ela iria cuidar deles no mundo das trevas. Foi neste momento que ela mudou seu nome para Hine-nui-te-po, simbolizando sua descida ao submundo .

Arte de Ralph Maheno

A descida de Hine-nui-te-po também marcou o início do fluxo da humanidade para o submundo. Certa vez, o grande herói Maui tentou obter a imortalidade para os seres humanos. Ele iria rastejar por dentro do corpo de Hine-nui-te-po enquanto ela dormia, entrando por sua vagina e saindo por sua boca, e dessa forma a mataria. Maui tinha três pássaros como companheiros, e quando ele se transformou em um lagarto e entrou na vagina de Hine-nui-te-po, uma das aves riu, despertando a deusa. Ao sentir o lagarto rastejando dentro de si, ela esmagou-o até a morte, usando os dentes de obsidiana que possuia em sua vagina. Maui tornou-se assim o primeiro homem a morrer, selando o destino de toda a humanidade, que sempre foi destinada a morrer e ser recepcionada no submundo por Hine-nui-te-po.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby