Image Map

24 de março de 2014

Pontos

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Pontos (ou Ponto, grego: Πόντος "Mar") era uma antiga divindade pré-olímpica dos mares, e um dos protogenoi (deuses primordiais). Geralmente confundido com o titã Oceano, Pontos foi gerado por Gaia através de partenogênese (porém o poeta Higino afirma que Pontos é filho de Gaia com Éter, o ar). Pontos é a primeira divindade a surgir como força primal das águas, sendo  personificado como o mar primitivo.

Com Gaia, a deusa Terra, Pontos foi pai de muitas divindades marinhas: Nereu (o "velho mar"), Taumante ( personificação dos perigos do mar), Fórcis e sua irmã/consorte Ceto, e também Euríbia, consorte do titã Crio. Com Talassa, sua contraparte feminina, Pontos gerou praticamente toda a vida marinha, e também os Telquines (demônios marinhos que segundo algumas versões do mito de Poseidon, seriam os responsáveis pela confecção de seu tridente).

Em mosaicos romanos, Pontos é representado como uma cabeça gigante saindo do mar, adornado com uma barba cinza molhada e chifres de garras de caranguejo. Pontos e Talassa foram completamente substituídos por Poseidon e Anfitrite na arte clássica e nos mitos. .

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Legal ! parabéns pelo ótimo blog ! sempre pensei que Oceanos e pontos fossem o mesmo, quais livros falam sobre Pontos ou outros deuses primordiais ? existem filmes, jogos ou séries que abordam eles ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Sobre os deuses primordiais, é difícil pesquisar sobres eles pois não existem muitas informações sobre eles, até mesmo se formos pesquisar na Teogonia de Hesíodo e nas outras obras similares. Eu realmente não sei de nenhuma obra que não seja livros sobre mitologia que aborde esses deuses, com exceção de God of War onde Gaia tem um certo destaque. Dos primordiais, elá é a mais conhecida e utilizada nas mídias.

      Excluir
    2. No jogo persona 3 fes aparecem Nyx e érebo que são dois deuses primordiais

      Excluir
  2. Mas como Pontos tá feio na primeira foto... Vish!!

    ResponderExcluir
  3. Quem é o Deus ponto características importantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post informo tudo o que há disponível sobre Pontos. Ele é um deus que foi suplantado por vários outros.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby