Image Map

1 de julho de 2015

Telquines

۞ ADM Sleipnir

Arte de juanex

Telquines (em grego: Τελχῖνες, "turbilhão") eram uma classe de demônios marinhos pertencentes à mitologia grega. Conforme a fonte, eles são filhos de Pontos e Talassa, ou Tártaro e Nêmesis, ou ainda outra das crias monstruosas surgidas do sangue que Urano verteu após ser castrado por Cronos. Eles foram os primeiros habitantes da ilha de Rodes, que posteriormente foi chamada de Telquinis em sua honra.

Os Telquines eram muitas vezes descritos como criaturas com cabeça de cachorro, corpos lisos e negros como os de mamíferos marinhos, pernas curtas e grossas, que eram meio nadadeiras, meio pés, e mãos semelhantes às de humanos, com garras afiadas. Eles eram mestres ferreiros e especializados em bronze e ferro. Alguns autores atribuem a eles, ao contrário dos Ciclopes, a autoria da confecção do tridente de Poseidon e da foice de Cronos. 

Além de ferreiros, os Telquines eram magos poderosos e capazes de manipular os fenômenos atmosféricos, provocando chuvas de granizo ou neve, além de poderem assumir qualquer forma que quisessem. Existem relatos de que eles também eram imunes a magia, mesmo as da deusa da magia Hécate.

Ao usarem suas magias para fins malignos, os Telquines acabaram atraindo a fúria dos deuses sobre si, e acabaram sendo destruídos. Os contos de como exatamente isso aconteceu variam. Em um conto, Poseidon os mata após enviar uma inundação que destruiu a ilha de Rodes; em outro, Zeus os fulmina com seus raios ou então os envia para uma prisão no Tártaro. Ainda em outro conto, o deus Apolo assume a forma de um lobo para matá-los. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Uma pergunta....São vocês que fazem essas pinturas?Por que se sim, elas são muito belas e bem feitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, são todas retiradas da internet, principalmente de sites como o deviantart e o pinterest.

      Excluir
  2. Caramba, eles são vilões com tanto potencial e Rick Riordan colocou eles como meros peões?... Não estou dizendo que ele os retratou de forma inapropriada porque a história é dele e ele pode fazer com os personagens o que quiser, mas em quesito de roteiro, teríamos visto muito mais batalhas épicas por aí se ele tivesse lido esse post '-' fala sério, metamorfose e controle climático??? Do nada passou uma cena meio de videogame/anime na minha cabeça envolvendo Percy Jackson.

    ResponderExcluir
  3. Existe um nome de algum Telquine especifico? Ou algum membro desde grupo conhecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Existem alguns nomes atribuídos a alguns deles, variando conforme a fonte. Segue os nomes e as fontes ao lado:
      -Lykos, Skelmis e Damnameneus (Nonnus Dionysiaca 14.36)
      -Damon ou Demonax (Commentary on Bacchylides Frag 1)
      -Aktaios, Megalesios, Ormenos e Lyktos (Tzetzes on Theogony 80)

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby