Image Map

8 de julho de 2015

Cuero

۞ ADM Sleipnir


O Cuero ("couro" em espanhol; do mapuche: trülke wekufü,​ também conhecido como cuero d'agua, cuero vivo, manta ou manta del diablo) é uma perigosa criatura aquática e vampírica oriunda da mitologia mapuche e posteriormente incluída na mitologia e folclore do centro-sul do Chile, e em parte da área sudoeste da Argentina. Assemelha-se a uma grande tira de couro bovina, com garras nas pontas e um par de olhos saltados. Na parte de baixo do seu corpo, mais precisamente no centro, a criatura possui uma boca que parece uma grande ventosa com a qual suga até a última gota de sangue de suas vítimas, que podem ser tanto humanos quanto animais.


Ele se desloca suavemente pela face das águas a procura de alimento. Assim que identifica um alvo, ele o hipnotiza, e se estiver ao seu alcance, ele irá rapidamente envolvê-lo, arrastando-o para o fundo do rio ou lagoa, onde irá sugar seu sangue e depois devorá-lo. 

De acordo com as lendas, o único meio de deter o Cuero é com a ajuda de um mago, que por meio de rituais atrai o Cuero para a margem das águas, e atira nele ramos de calafate (arbusto de duríssimos espinhos com frutos doces e azuis). O Cuero, cego pelo feitiço do mago, pensa que o ramo de espinhos é uma presa e o envolve. Assim que o Cuero aperta os ramos com força, os espinhos se enterram em seu corpo, dilacerando-o. 

Arte de Mauricio Herrera

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. A primeira vista pensei que era um monstro japonês, pela quantidade de olhos e tal.
    Muito interessante, Um vampiro diferente.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby