28 de julho de 2015

Ushas

۞ ADM Sleipnir



Ushas (do sânscrito उषः "Alvorada") é a deusa védica e hindu da aurora, usualmente mencionada no plural. Ela é filha de Dyaus, o antigo deus védico do céu e Phrthivi, a deusa da terra. Seus irmãos são Ratri (a deusa da noite), Agni (deus do fogo) e Indra (deus do céu e sucessor de Dyaus). Seu consorte é Surya (o deus sol).

Ushas era adorada como o elo entre o céu e a Terra. A jovem e bela deusa renascia a cada manhã (e, por isso, muitas vezes era tratada no plural, as alvoradas), quando atravessava o céu em sua carruagem de ouro puxada por sete vacas (que representariam os sete dias da semana) e vestida com um robe laranja avermelhado e um véu amarelo-açafrão. Todos os dias, Ushas abria as portas do céu e trazia a luz para iluminar o mundo. Ela despertava os adormecidos e distribuía canções para os pássaros em seus ninhos. Para aqueles que praticavam a bondade, Ushas lhes provia riqueza e felicidade, mas para os ímpios, restava somente o sono eterno (provavelmente um sinônimo para a morte).

Ushas também é descrita como "o meio do despertar", ou seja, através dela, deuses evoluíam em seus caminhos para iluminação plena. Essa descrição pode ser pelo fato da alvorada anteceder a chegada do Sol, da luz para o mundo após a escuridão. Chegava a ser o sopro da vida para os Vedas. Também é representada por sete pombas brancas que afastam os maus espíritos. Seus dedos seriam serpentes em tons róseo-dourados que simbolizavam grande sabedoria e seus raios de luz.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby