Image Map

28 de julho de 2015

Ushas

۞ ADM Sleipnir


Ushas (do sânscrito उषः "Alvorada") é a deusa védica e hindu da aurora, usualmente mencionada no plural. Ela é filha de Dyaus, o antigo deus védico do céu e Phrthivi, a deusa da terra. Seus irmãos são Ratri (a deusa da noite), Agni (deus do fogo) e Indra (deus do céu e sucessor de Dyaus). Seu consorte é Surya (o deus sol).

Ushas era adorada como o elo entre o céu e a Terra. A jovem e bela deusa renascia a cada manhã (e, por isso, muitas vezes era tratada no plural, as alvoradas), quando atravessava o céu em sua carruagem de ouro puxada por sete vacas (que representariam os sete dias da semana) e vestida com um robe laranja avermelhado e um véu amarelo-açafrão. 


Todos os dias, Ushas abria as portas do céu e trazia a luz para iluminar o mundo. Ela despertava os adormecidos e distribuía canções para os pássaros em seus ninhos. Para aqueles que praticavam a bondade, Ushas lhes provia riqueza e felicidade, mas para os ímpios, restava somente o sono eterno (provavelmente um sinônimo para a morte).

Ushas também é descrita como "o meio do despertar", ou seja, através dela, deuses evoluíam em seus caminhos para iluminação plena. Essa descrição pode ser pelo fato da alvorada anteceder a chegada do Sol, da luz para o mundo após a escuridão. Chegava a ser o sopro da vida para os Vedas. Também é representada por sete pombas brancas que afastam os maus espíritos. Seus dedos seriam serpentes em tons róseo-dourados que simbolizavam grande sabedoria e seus raios de luz.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby