27 de julho de 2015

Tzitzimime

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia asteca, as Tzitzimime (singular: Tzitzimitl) são deidades femininas associadas com as estrelas. Elas eram geralmente descritas como figuras esqueléticas, muitas vezes vestindo saias e cocares decorativos. Em suas representações mais famosas, elas usam mãos cortadas e corações como adornos por todo o corpo, e parecem ter garras pontiagudas em ambas as suas mãos e pés. Outro detalhe curioso é que eles parecem ter olhos que crescem fora de diferentes articulações, como os tornozelos, joelhos, pulsos e cotovelos, embora isso varie entre as diferentes representações. 


As Tzitzimime tem sido descritas como sendo demônios, embora isso não reflita necessariamente sua função no sistema de crença asteca. Por serem do sexo feminino, elas também foram relacionadas à fertilidade, e como tal associadas com outras divindades femininas como Tlaltecuhtli e Coatlicue. Elas eram adoradas por parteiras e mulheres em trabalho de parto. Sua líder era a deusa Itzpapalotl, que governava Tamoanchan, o paraíso onde essas divindades residiam. Sendo associadas com as estrelas, quando as mesmas não eram vistas no céu durante eclipses solares, os astecas interpretavam isso como um sinal de que as Tzitzimime estavam atacando o sol. Isso criou a crença de que durante um eclipse, elas desciam à terra para devorar os seres humanos. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:

  1. A mais coisas sobe o çel e a terra que anosa vam filosofia. So os tolos a creditam que tudo que vemos eovimos e tudo que esitem.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby