Image Map

10 de dezembro de 2021

Fórcis & Ceto

 ۞ ADM Sleipnir


Fórcis (grego Φορκυς, "do mar"?) e Ceto (grego Κητω, "baleia" ou "monstro marinho") são duas antigas divindades marinhas pertencentes à mitologia grega, as quais representavam os perigos ocultos dos mares. Filhos dos deuses primordiais Pontos Gaia, e irmãos dos deuses Nereu, Taumas e Euríbia, Fórcis e Ceto se uniram como casal e produziram muitos monstros perigosos.

Dentre os monstros atribuídos como seus filhos estão, segundo o poeta Hesíodo, Equidna (esta também mãe dos mais famosos monstros da mitologia grega, como o Leão de Neméia e Cérbero), as Gréias, as Górgonas (incluindo Medusa) e o dragão de cem cabeças Ladon. O filósofo Apolodoro atribui ainda ao casal a paternidade do monstro marinho Cila.


Em mosaicos antigos, Fórcis era retratado como um deus de cabelos grisalhos e cauda de peixe, com pele pontiaguda de caranguejo e patas dianteiras em forma de garras de caranguejo. Em sua mão ele segura uma tocha. Já Ceto era representada como uma bela mulher com a parte inferior do corpo de uma sereia.

Os Cetos

Cetos (grego Κητος; ou Cetea, grego Κητεα) é um termo genérico que engloba qualquer grande criatura marinha e incluía não só monstros marinhos, mas também baleias e tubarões. Ceto, em particular, era tida como a deusa que representava esses criaturas. Dois dos Cetos mais famosos são o morto por Perseu durante o salvamento de Andrômeda e o enviado por Poseidon para atacar Tróia, sendo morto por Héracles.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby