Image Map

22 de dezembro de 2021

Zyuzya

۞ ADM Sleipnir

Arte de Eugene Kot

Zyuzya (do bielorusso зюзець (zyuetz)  "ser frio, congelar") é um espírito do inverno pertencente ao folclore bielorruso, tido como a personificação do frio e da geada, e um análogo local do Papai Noel, embora difira bastante deste. Ele é descrito como sendo um homem corpulento, com cabelos brancos como a neve e uma barba comprida da mesma cor. Ele veste apenas um manto desabotoado, não usando nenhum tipo de gorro ou mesmo calçado. Outro detalhe que o torna bem identificável é uma maça de ferro que ele carrega consigo. Com essa maça, o Zyuzya costuma golpear o tronco das árvores para fazer com que o gelo nelas formado pelo tempo frio quebre. ‌‌‌‌


Os bielorussos dizem que o Zyuzya passa a maior parte do inverno na floresta. Às vezes, ele visita as aldeias, seja para avisar os camponeses sobre a chegada de um inverno rigoroso ou para ajudar alguém. Se alguém pedir sua ajuda, é improvável que ele se recuse, mas requer que ele seja tratado com bondade e respeito.
 ‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌ ‌‌‌ ‌‌ ‌ ‌ ‌‌‌ ‌‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌‌ ‌‌ ‌‌‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌‌. ‌ ‌‌ ‌ ‌‌‌ ‌‌ ‌ ‌‌‌ ‌‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌‌‌ ‌‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌ ‌ ‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌‌ ‌‌ 
De acordo com tradições locais, é costume preparar guloseimas (especialmente kutia, um tipo de doce de trigo e sementes de papoula) e deixá-las para o Zyuzya sobre a mesa ou na entrada da casa durante a passagem de ano.



fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Excelente o post, imagino que ele trabalha em um outro da empresa de natal do noel hahaha

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby