Image Map

29 de dezembro de 2021

Furu-utsubo

۞ ADM Sleipnir

Furu-utsubo (japonês 古空穂 ou ふるうつぼ , "Aljava velha") é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (japonês 付喪神, "espírito artefato"), surgido a partir de aljavas de arqueiros que tiveram uma morte trágica em combate. Essas aljavas, juntamente com outras armas e armaduras, ganham vida devido às energias residuais deixadas por seus finados donos, passando a se moverem por conta própria.

Arte de ShotaKotake

Uma antiga lenda envolvendo o nascimento de um Furu-utsubo envolve Miura Yoshiaki, um comandante militar que viveu no antigo Japão no final do período Heian. Yoshiaki era um guerreiro valente e habilidoso no manejo do arco e também da espada, e durante as Guerras Genpei (série de conflitos que ocorreram no antigo Japão, entre 1180 e 1185 e que colocaram frente a frente os clãs Taira e Minamoto), Yoshiaki tomou parte no conflito ao lado do clã Minamoto. 

Yoshiaki encontraria seu fim quando Hatakeyama Shigetada, um samurai a serviço do clã Taira, promoveu um cerco contra o castelo onde ele e sua família viviam. Yoshiaki providenciou para que sua família conseguisse escapar do castelo em segurança. Quando os últimos sobreviventes já haviam fugido, Yoshiaki ficou para trás, permanecendo sozinho para defender o castelo contra o invasor. Conta-se que após sua morte heróica, sua aljava favorita foi preenchida pelo sentimento da perda de seu mestre. Assim, ela acabou ganhando vida e tornando-se um yokai.

Furu-utsubo aparece no livro Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro (百器徒然袋, "A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados"), ilustrado por Toriyama Sekien, e o 4º livro de sua famosa série.

Ilustração de Toriyama Sekien no Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby