Image Map

29 de dezembro de 2021

Furu-utsubo

۞ ADM Sleipnir

Furu-utsubo (japonês 古空穂 ou ふるうつぼ , "Aljava velha") é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (japonês 付喪神, "espírito artefato"), surgido a partir de aljavas de arqueiros que tiveram uma morte trágica em combate. Essas aljavas, juntamente com outras armas e armaduras, ganham vida devido às energias residuais deixadas por seus finados donos, passando a se moverem por conta própria.

Arte de ShotaKotake

Uma antiga lenda envolvendo o nascimento de um Furu-utsubo envolve Miura Yoshiaki, um comandante militar que viveu no antigo Japão no final do período Heian. Yoshiaki era um guerreiro valente e habilidoso no manejo do arco e também da espada, e durante as Guerras Genpei (série de conflitos que ocorreram no antigo Japão, entre 1180 e 1185 e que colocaram frente a frente os clãs Taira e Minamoto), Yoshiaki tomou parte no conflito ao lado do clã Minamoto. 

Yoshiaki encontraria seu fim quando Hatakeyama Shigetada, um samurai a serviço do clã Taira, promoveu um cerco contra o castelo onde ele e sua família viviam. Yoshiaki providenciou para que sua família conseguisse escapar do castelo em segurança. Quando os últimos sobreviventes já haviam fugido, Yoshiaki ficou para trás, permanecendo sozinho para defender o castelo contra o invasor. Conta-se que após sua morte heróica, sua aljava favorita foi preenchida pelo sentimento da perda de seu mestre. Assim, ela acabou ganhando vida e tornando-se um yokai.

Furu-utsubo aparece no livro Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro (百器徒然袋, "A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados"), ilustrado por Toriyama Sekien, e o 4º livro de sua famosa série.

Ilustração de Toriyama Sekien no Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby