۞ADM Sleipnir
Eósforo, arte de allinwasteland |
Eósforo (grego Εωσφορος, também chamado Fósforo) e Héspero ( grego Ἑσπερος) são na mitologia grega os deuses que personificam o planeta Vênus. Originalmente eram considerados duas divindades distintas: o primeiro, cujo o nome significa "portador do amanhecer", era a estrela da manhã, enquanto o segundo, "noite", era a estrela do crepúsculo. Posteriormente, os gregos aceitaram a visão babilônica de que os dois astros eram na verdade um só, e os dois deuses acabaram combinados numa só divindade. Nessa mudança, Vênus passou ainda a ser identificado com a deusa do amor Afrodite, que equivalia a mesma divindade que o representava para os babilônios, ou seja, Ishtar.
Héspero, arte de Christopher Cant |
Família
Os dois são filhos da deusa/titânide do amanhecer Eos, porém de pais diferentes. Eósforo é filho do titã Astreu, enquanto Héspero é filho do mortal Céfalo. Éosforo é dito por alguns autores ser pai de Ceix, o qual teria proferido que era Zeus e foi punido pelo deus sendo transformado em um ganso.
Héspero foi pai de Dedalião, cuja filha Quione era tão bela que despertou o desejo dos deuses Apolo e Hermes. Após ousar dizer que era mais bela que a deusa Ártemis, Quione teve sua língua perfurava pela flecha da deusa e acabou morrendo. Ao saber da morte da filha, Dedalião se lançou em desespero do Monte Parnaso, mas Apolo evitou sua morte transformando-o em um falcão. Héspero também foi pai de Hésperis, que de acordo com o historiador grego Diodoro Sículo, uniu-se ao titã Atlas e foi mãe das Hespérides.
Iconografia
Na pintura de vasos da Grécia antiga, Eósforo-Héspero era representado como um homem jovem ou na forma de um busto rodeado por uma esfera brilhante de sua estrela ou como um deus alado segurando uma tocha e coroado com uma auréola brilhante.
Héspero, pintura de Anton Raphael Mengs (1728-1779) |
Muito legal.
ResponderExcluir