Image Map

4 de setembro de 2021

Jãs

۞ ADM Sleipnir

Arte de Carlos Martins

Jãs (também chamadas de Jans ou Janas) são uma classe de espíritos ou fadas do lar pertencentes ao folclore português. Acredita-se que se o dono do lar deixar uma meada de linho e um pedaço de bolo próximos à lareira durante a noite, ao amanhecer encontrará um pano ou lençol de linho, fiado com fios tão finos como um fio de cabelo. É um costume pessoas mais velhas dizerem que seus antepassados tinham lençóis fiados por Jãs.

É essencial que não se esqueça de deixar o pedaço de bolo, pois se deixar apenas a meada de linho, o mesmo aparecerá totalmente queimado. Na região do Algarve, ao invés de bolo são ofertados pão e vinho ou até mesmo uma moeda de ouro. 

fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby