Image Map

17 de setembro de 2021

Tupilaq

۞ ADM Sleipnir

Arte de Loneanimator

Tupilaq (também tupilak ou tupilait, ᑐᐱᓚᒃ na silábica inuktitut) era uma espécie de criatura pertencente à mitologia e religião inuíte, criada por praticantes de feitiçaria/xamanismo (angakkuq) a partir de pedaços de vários animais (ossos, pele, cabelo , tendões, etc.) e/ou humanos, geralmente cadáveres de crianças. 

A criação de um Tupilaq era realizada durante a noite em locais isolados e em segredo. O angakkuq vestia seu anorak (espécie de casaco de pele com capuz) com o capuz sobre o rosto e durante dias permanecia recitando cantos ritualísticos enquanto mantinha contato sexual com o material reunido para a sua confecção. Ao final desse ritual, a criatura ganha vida. 


Invisível para todos, exceto para o seu criador, um Tupilaq podia ser enviado para procurar e destruir um inimigo específico. Porém, caso seu alvo fosse alguém com poderes mágicos maiores que o seu criador, ele poderia se voltar contra o mesmo para matá-lo. Em último caso, confessar publicamente ser o criador do Tupilaq faria com que a magia se desfizesse e ele fosse destruído.

Hoje, esculturas representando Tupilaqs são parte importante da arte inuíte, sendo esculpidos de muitas formas e tamanhos diferentes em vários materiais, como presas de morsa e narval, chifres de caribu ou em madeira.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. muito bom, tá sendo incrivél esse mês de postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de manter esse ritmo mas não tenho como. Além de muita pesquisa, tem semanas que dá um bloqueio na mente e não consigo produzir nada. Então vou fazendo os posts e publicando para datas a frente.

      Excluir
    2. ah sim, entendo. mas não desanime e continue com o trabalho sempre excelente do blog

      Excluir
  2. como assim, o feiticeiro transava com o cadaver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficou claro pra mim durante a minha pesquisa. Acredito que ou era isso ou sei lá, ele esfregava as partes dele no material rs

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby