۞ ADM Sleipnir
Arte de Loneanimator |
Tupilaq (também tupilak ou tupilait, ᑐᐱᓚᒃ na silábica inuktitut) era uma espécie de criatura pertencente à mitologia e religião inuíte, criada por praticantes de feitiçaria/xamanismo (angakkuq) a partir de pedaços de vários animais (ossos, pele, cabelo , tendões, etc.) e/ou humanos, geralmente cadáveres de crianças.
A criação de um Tupilaq era realizada durante a noite em locais isolados e em segredo. O angakkuq vestia seu anorak (espécie de casaco de pele com capuz) com o capuz sobre o rosto e durante dias permanecia recitando cantos ritualísticos enquanto mantinha contato sexual com o material reunido para a sua confecção. Ao final desse ritual, a criatura ganha vida.
Invisível para todos, exceto para o seu criador, um Tupilaq podia ser enviado para procurar e destruir um inimigo específico. Porém, caso seu alvo fosse alguém com poderes mágicos maiores que o seu criador, ele poderia se voltar contra o mesmo para matá-lo. Em último caso, confessar publicamente ser o criador do Tupilaq faria com que a magia se desfizesse e ele fosse destruído.
Hoje, esculturas representando Tupilaqs são parte importante da arte inuíte, sendo esculpidos de muitas formas e tamanhos diferentes em vários materiais, como presas de morsa e narval, chifres de caribu ou em madeira.
fontes:
muito bom, tá sendo incrivél esse mês de postagens
ResponderExcluirEu gostaria de manter esse ritmo mas não tenho como. Além de muita pesquisa, tem semanas que dá um bloqueio na mente e não consigo produzir nada. Então vou fazendo os posts e publicando para datas a frente.
Excluirah sim, entendo. mas não desanime e continue com o trabalho sempre excelente do blog
Excluircomo assim, o feiticeiro transava com o cadaver?
ResponderExcluirNão ficou claro pra mim durante a minha pesquisa. Acredito que ou era isso ou sei lá, ele esfregava as partes dele no material rs
Excluir