Image Map

12 de setembro de 2021

Ccoa

۞ ADM Sleipnir


Ccoa (ou K'owa, também Cacya ou Chokkechinchay/Choquechinchay) é um mítico espírito climático presente nas lendas dos povos quéchuas/incas. Referido como o "animal de estimação" dos espíritos das montanhas (Apu), dizem que sua morada é a montanha Ausangate, perto da aldeia de Kauri, no distrito de Cuzco, no Peru.

O Ccoa possui a aparência de um felino com o corpo e principalmente a cabeça um pouco maior que a um gato doméstico, com pelos cinzas e listras pretas horizontas ao longo do corpo e um par de olhos fosforescentes, dos quais frequentemente escorrem fragmentos de granizo. Eventualmente, ele assume a forma de um touro com características felinas e com olhos na cor de sangue.

O Ccoa é um espírito de natureza destrutiva, que durante as estações de chuvas costuma emergir das terras altas em forma de nuvens e destruir colheitas. Com sua cauda, ele faz precipitar tempestades, raios e granizo sobre as mesmas, prejudicando-as e trazendo grande prejuízo. Sua fúria pode ser aplacada por oferendas adequadas, que incluem incenso, vinho, ouropel de ouro e prata, sebo de lhama e grãos de cañihua e huairuro, coletados e queimados em terreno elevado. Devido a qualidade das oferendas, geralmente só os ricos conseguem fazê-la, o que torna os pobres mais suscetíveis de terem suas colheitas arrasadas. Feiticeiros também costumam fazer oferendas ao Ccoa, em agradecimento aos poderes que o mesmo pode propiciar a eles ao atingi-los com seus raios. 

Não está claro se o Ccoa age por iniciativa própria ou se apenas segue as ordens de seus mestres Apus mas, de qualquer forma, ele é tratado como uma ameaça malévola que deve ser aplacada. Três coisas em particular fazem com que a fúria do Ccoa se intensifique: oferecer oferendas insuficientes, a morte de crianças que não foram batizadas e por último tentar lutar contra sua chuva de granizo. No caso das crianças não batizadas, acredita-se que após sua morte elas se tornam duendes malignos. Quando essas crianças morrem, elas devem ser levadas para as colinas e queimadas até que se tornem cinzas. Caso essas crianças não batizadas sejam enterradas, o ccoa atingirá o local de seu sepultamento com um raio e a levará para Ausangate, onde ela se tornará sua serva.

Arte de Padraig Campbell


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby