Image Map

21 de setembro de 2021

Vilpoñi

۞ ADM Sleipnir

Arte de highdarktemplar

Vilpoñi ou Vilpoñe (do mapudungun filu, "cobra" e poñi, "papa "), é um animal fantástico presente na mitologia chilota, sendo descrito como sendo uma espécie de réptil semelhante a um enorme e e comprido lagarto. De hábitos noturnos, o Vilpoñi costuma passar o período do dia escondido em galpões ou celeiros de fazendas, saindo somente à noite para se alimentar de pequenos animais como ratos ou aranhas. 

Após ser capturado e domesticado por um bruxo/feiticeiro, um Vilpoñi pode ser usado para extorquir fazendeiros. O bruxo oferece ao fazendeiro sua proteção contra pragas, onde o Vilpoñi irá se alimentar dos animais que causam estrago às plantações, e caso o mesmo se negue a aceitar a oferta, o bruxo enviará o Vilpoñi assim mesmo. O problema é que agora o próprio Vilpoñi também causará danos às plantações. Diz-se que fazendeiros poderiam pagar ao bruxo para que ele enviasse seu Vilpoñi para prejudicar outros fazendeiros.

Arte de Amriel

fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Esse é daora. Tô pensando em criar uma história "fantástica" com magia e os karalho, e esse bixo me deu uma ideia bem legal. Gostaria de saber outros "familiares" esses seres que servem os bruxos/feiticeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem sim. De imediato posso citar o Impumdulu, pássaro trovão presente no folclore de tribos africanas como a Zulu (temos um post sobre ele no blog) e o Ilomba, também do folclore africano. No folclore japonês temos seres como o Kuda-gitsune (tbm temos aqui no blog). E pesquisando você encontrará outros.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby