۞ ADM Sleipnir
Arte de Susanna Haavisto |
Kalma (literalmente "morte" ou "cadáver") é a deusa finlandesa da morte e da putrefação de cadáveres, filha dos senhores de Tuonela (o submundo), Tuoni e Tuonetar, e irmã das deusas Loviatar (deusa da pragas), Kipu-tyttö (deusa da doença), Kivutar (deusa das enfermidades), e Vammatar (deusa da dor). Como deusa da morte, Kalma preside os cemitérios e túmulos, que também são chamados de Kalman kartanot ("mansões de Kalma").
Algumas fontes afirmam que ela se locomove montada em uma espécie de nuvem de fumaça, composta do odor de cadáveres. Ela é acompanhada e protegida por Surma, uma divindade menor que personifica a morte violenta e aparece em várias formas diferentes, como um homem portando um machado ou como um cão infernal (como o Cérbero grego).
Kalma aparece principalmente em feitiços coletados de antigos xamãs finlandeses (tietäjä), os quais serviam como intermediários entre os vivos e os mortos. Esses xamãs podiam invocar não só os mortos como a própria Kalma, com o objetivo de obter sua ajuda nas mais variadas causas, como o combate à doenças e pragas ou contra xamãs e bruxas inimigos. Em um desses feitiços, Kalma é descrita como tendo dedos, sapatos e orelhas de prata.
Kalma também era o nome dado à doenças transmitidas pelos mortos, seja através do contato com um cadáver ou com os ossos, com o cemitério ou com a água usada para lavar um cadáver. Essas doenças geralmente atacam a pele e os olhos, podendo provocar convulsões e até mesmo a loucura, sendo necessário um xamã muito poderoso para poder curá-las.
Arte de Tero Porthan |
fontes:
- https://finnmyth.wordpress.com
- https://occult-world.com
- Wikipedia
- Encyclopedia of Goddesses and Heroines, Vol II, de Patricia Monaghan
uau, ela é uma deusa da morte bastante assustadora, ainda bem que ela não é estrassada
ResponderExcluir