Image Map

6 de setembro de 2021

Kasa-obake

۞ ADM Sleipnir

Arte de Benjamin Widdowson

Kasa-obake (japonês 傘おばけ, também chamado de Karakasa-obake (から傘おばけ), Kasa-bake (傘化け) e Karakasa kozō (唐傘小僧), literalmente "Monstro guarda-chuva feito de papel") é um yokai do folclore japonês, às vezes (mas nem sempre) considerado um tsukumogami (付喪神, "espírito artefato") que se origina de um velho guarda-chuva de papel abandonado. Apesar de não haverem muitos registros de lendas ou histórias acerca deste yokai, ele é bastante popular no Japão, figurando em inúmeros animes, mangás, jogos e outras mídias.

Arte de kebot

Um Kasa-obake é geralmente retratado possuindo um único olho e uma língua comprida e saliente. Pode ou não possuir dois braços, que saem do “chapéu” do guarda-chuva, e o seu cabo é substituído por uma longa perna calçando uma sandália geta (um tipo de sandália japonesa feita de madeira). Algumas ilustrações mais antigas o retratam com um único olho, sem braços, e duas pernas, sem a sandália.

Kasa-obakes não são temíveis ou perigosos como outros yokais, costumando apenas se esgueirar até os humanos e surpreendê-los dando-lhes uma lambida bem oleosa. Apesar de inofensivos, recomenda-se cautela pois existem outros tsukumogamis em forma de guarda-chuva que são particularmente perigosos. Na prefeitura japonesa de Tottori, por exemplo, existe o Yūreigasa (幽 霊 傘, "guarda-chuva fantasma"), que se assemelha a um Kasa-obake na aparência, porém costuma suspender as pessoas bem alto e depois as deixam caírem e morrerem.

Arte de Vianney Spillebout


fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby