Image Map

19 de setembro de 2021

Sepa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Kaios-0

Sepa ("centopéia", também chamado Sep) é um deus menor egípcio mencionado nos Textos das Pirâmides, e tido como um dos protetores dos mortos, além de proteger os vivos contra a picada de animais peçonhentos e também contra inimigos dos deuses. Ele era às vezes referido como a “centopéia de Hórus”, mas também era intimamente associado a Osíris. O Livro dos Mortos também faz uma conexão entre Sepa e Anúbis:

“Eu sou Anúbis no Dia da Centopéia, Eu sou o Touro que preside o campo. Eu sou Osíris, por quem seu pai e sua mãe selaram um acordo naquele dia para realizar a grande matança; Geb é meu pai e Nut é minha mãe, Eu sou Hórus, o Velho no Dia da Adesão, Eu Sou Anúbis de Sepa, sou o Senhor de Tudo, Eu sou Osíris. ”

Além de seu papel como protetor, Sepa também era associado com a fertilidade, uma vez que as centopéias, assim como as minhocas, melhoram a fertilidade do solo.

Sepa era geralmente representado como uma múmia com as duas antenas (ou chifres) de uma centopéia. Às vezes, recebia uma cabeça de burro, possivelmente para refletir o fato de que estrume de burro era usado para melhorar a fertilidade do solo. Ele foi honrado com um festival do Império Antigo em diante, e teve um templo dedicado a ele na cidade de Heliópolis.


fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby