Arte de mattforsyth |
Os Taniwha ("espécies de tubarão" em linguagem proto-oceânica, pronuncia-se tanifa) são criaturas mitológicas e sobrenaturais presentes na mitologia maori, ditas habitarem nas profundezas de rios, mares e outras fontes de água ou em áreas próximas, como florestas ou cavernas.
Em algumas tradições, eram tidos como criaturas aterrorizantes que sequestravam pessoas e as devoravam. Ocasionalmente, eles sequestravam mulheres não para devorá-las, mas para que vivessem com elas como suas esposas. Os taniwha com esse comportamento eram inevitavelmente mortos e as mulheres acabavam retornando sãs e salvas para suas famílias. Em outras tradições, taniwha eram tidos como kaitiaki, "protetores de iwi (tribos) e hapū (subtribos)", que os alertavam sobre a aproximação de inimigos, e até mesmo salvavam pessoas de se afogarem. A maioria dos taniwha possuíam associações com grupos tribais, com cada grupo podendo ter um taniwha próprio. Esses taniwha eram respeitados, e as pessoas que passavam próximo de seus covis tinham o cuidado de aplaca-los com a recitação de um encantamento específico e com oferendas apropriadas caso precisassem passar por eles ou se alojar próximo a ele por um tempo.
Aparência
As formas e características de um Taniwha variam de acordo com as diferentes tradições tribais. Podendo ser masculinos ou femininos, geralmente são descritos como seres de aparência reptiliana, semelhantes à lagartos gigantes (às vezes com asas), porém, alguns podem mudar de forma e assumir a aparência de outras criaturas marinhas como tubarões, baleias, polvos, ou ainda a aparência de objetos como troncos de madeira.
Arte de Loneanimator |
Taniwhas hoje
Embora sejam de natureza sobrenatural, os maori os consideravam parte do ambiente natural, ainda que nos dias atuais nem todos os maori acreditem em sua existência. Para aqueles que acreditam em sua existência, sua crença é forte o suficiente para gerar protestos caso algo ou alguém ameace destruir o habitat deles. No ano de 2002, por exemplo, a tribo maori Ngāti Naho na região de Waikato, Nova Zelândia, se opôs a um plano do governo para a construção de uma rodovia. Eles disseram que isso destruiria o covil de seu taniwha protetor, Karutahi. Como resultado, a rodovia foi construída em uma área diferente.
Arte de ImDeepBlue |
fontes:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Taniwha
- https://teara.govt.nz/en/taniwha
- Encyclopedia of Beasts and Monsters in Myth, Legend and Folklore, de Theresa Bane
Muito legal ver como alguns povos ainda mantém sua cultura viva ao ponto de mudar uma ação do governo.
ResponderExcluirmuito legal mesmo
ResponderExcluirOs mitos sobre guardiões são os melhores.
ResponderExcluir