Image Map

27 de setembro de 2021

Ninkarnunna

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Feig

Ninkarnunna é uma deus menor e obscuro da mitologia sumério-acadiana, referido como o "deus dos barbeiros", e um atendente do deus Ninurta. Ele é atestado no poema An-Gim Dim-Ma ("O Retorno de Ninurta à Nippur"), onde Ninurta, após retornar de uma batalha, chega na cidade de Nippur fazendo um grande estardalhaço. Incomodado, seu pai Enlil envia seu vizir Nusku para recepcioná-lo e também para solicitar que se acalmasse e não perturbasse seu pai. Ao entrar em Ekur (a assembleia dos deuses sumérios, similar ao Olimpo grego), sua mãe Ninlil, o cumprimenta com palavras afetuosas, às quais ele responde com um longo e arrogante discurso, exaltando seus poderes bélicos. Eventualmente,  Ninkarnunna intervém para pacificar seu mestre e o leva silenciosamente para seu templo, Eshumesha.

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

    PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

    2 comentários:



    Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

    1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
    2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
    3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
    4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
    5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

    Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

    De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



    Ruby