Image Map

13 de setembro de 2021

Kalma

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Susanna Haavisto

Kalma (literalmente "morte" ou "cadáver") é a deusa finlandesa da morte e da putrefação de cadáveres, filha dos senhores de Tuonela (o submundo), Tuoni Tuonetar, e irmã das deusas Loviatar (deusa da pragas), Kipu-tyttö (deusa da doença), Kivutar (deusa das enfermidades), e Vammatar (deusa da dor). Como deusa da morte, Kalma preside os cemitérios e túmulos, que também são chamados de Kalman kartanot ("mansões de Kalma").

Algumas fontes afirmam que ela se locomove montada em uma espécie de nuvem de fumaça, composta do odor de cadáveres. Ela é acompanhada e protegida por Surma, uma divindade menor que personifica a morte violenta e aparece em várias formas diferentes, como um homem portando um machado ou como um cão infernal (como o Cérbero grego).

Kalma aparece principalmente em feitiços coletados de antigos xamãs finlandeses (tietäjä), os quais serviam como intermediários entre os vivos e os mortos. Esses xamãs podiam invocar não só os mortos como a própria Kalma, com o objetivo de obter sua ajuda nas mais variadas causas, como o combate à doenças e pragas ou contra xamãs e bruxas inimigos. Em um desses feitiços, Kalma é descrita como tendo dedos, sapatos e orelhas de prata.

Kalma também era o nome dado à doenças transmitidas pelos mortos, seja através do contato com um cadáver ou com os ossos, com o cemitério ou com a água usada para lavar um cadáver. Essas doenças geralmente atacam a pele e os olhos, podendo provocar convulsões e até mesmo a loucura, sendo necessário um xamã muito poderoso para poder curá-las.

Arte de Tero Porthan

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. uau, ela é uma deusa da morte bastante assustadora, ainda bem que ela não é estrassada

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby