22 de julho de 2016

Tuonetar


Tuonetar ("Senhora da Morte", também chamada Tuonen akka, "Velha da Morte") é a deusa finlandesa dos mortos e rainha de Tuonela (ou Manala), o submundo na mitologia finlandesa. Ela governa esse reino sombrio ao lado de seu marido, Tuoni, também uma divindade associada à morte. Juntos, Tuonetar e Tuoni são os pais de uma série de entidades sombrias. Entre seus filhos mais conhecidos estão Loviatar (deusa das pragas), Kalma (deusa da morte), Kipu-tyttö (deusa das doenças), Kivutar (deusa das enfermidades) e Vammatar (deusa da dor).

Tuonela, o submundo, é descrito como uma floresta sombria e melancólica, separada do mundo dos vivos por um rio de águas negras. Nesse reino, Tuonetar comanda uma embarcação escura, usada para transportar as almas dos mortos. Embora fosse possível para os mortais adentrar Tuonela ainda vivos, poucos conseguiam retornar, devido aos perigos extremos que o local apresentava. 

A jornada para chegar a Tuonela era repleta de desafios. Primeiro, o viajante precisava vagar por sete dias em um emaranhado de arbustos espinhentos. Caso sobrevivesse a essa etapa, enfrentaria um vasto pântano, que também exigia mais sete dias para ser atravessado. Por fim, havia uma densa e escura floresta negra, cuja travessia durava outros sete dias. Esses três territórios eram infestados de perigos, e apenas aqueles que conseguissem superá-los alcançariam a margem do rio que circunda Tuonela. Lá, precisariam obter a permissão das filhas de Tuonetar para continuar sua jornada e, finalmente, encontrar-se com a própria rainha dos mortos.

Arte de Luis Hernandez

Ao chegar à presença de Tuonetar, ela oferecia ao mortal uma poção conhecida como a "cerveja do esquecimento", servida em um cálice dourado. No entanto, a bebida era, na verdade, um veneno negro composto de ovas de sapo, cobras venenosas jovens, lagartos, víboras e vermes. Se consumida, a poção fazia com que o visitante perdesse toda a memória de sua existência, tornando-o incapaz de retornar à terra dos vivos.

Um dos episódios mais famosos envolvendo Tuonetar ocorre na 16ª canção do Kalevala, onde o herói Väinämöinen adentra Tuonela em busca de três palavras mágicas. Tuonetar, inicialmente, recebe-o com aparente hospitalidade, oferecendo-lhe a poção do esquecimento. No entanto, Väinämöinen percebe a armadilha e recusa-se a bebê-la. Quando ele insiste em obter as palavras mágicas, Tuonetar recusa-se a ajudá-lo e jura que ele nunca deixará Tuonela vivo. Para garantir sua captura, ela o coloca para dormir com uma varinha mágica e ordena que um de seus filhos teça mil redes de ferro e cobre, destinadas a impedir sua fuga pelo rio Tuoni. Apesar dos esforços de Tuonetar, Väinämöinen consegue escapar transformando-se em uma serpente e nadando habilidosamente através das redes. Ao retornar a Kalevala, ele alerta as pessoas sobre os perigos de Tuonela, aconselhando-as a agir com sabedoria para evitar um destino tão sombrio.


fontes:

Postagem revisada e atualizada em 07/02/2025 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby