Image Map

29 de setembro de 2021

Eósforo & Héspero

۞ADM Sleipnir

Eósforo, arte de allinwasteland

Eósforo (grego Εωσφορος, também chamado Fósforo) e Héspero ( grego Ἑσπερος) são na mitologia grega os deuses que personificam o planeta Vênus. Originalmente eram considerados duas divindades distintas: o primeiro, cujo o nome significa "portador do amanhecer", era a estrela da manhã, enquanto o segundo, "noite", era a estrela do crepúsculo. Posteriormente, os gregos aceitaram a visão babilônica de que os dois astros eram na verdade um só, e os dois deuses acabaram combinados numa só divindade. Nessa mudança, Vênus passou ainda a ser identificado com a deusa do amor Afrodite, que equivalia a mesma divindade que o representava para os babilônios, ou seja, Ishtar.

Héspero, arte de Christopher Cant

Família

Os dois são filhos da deusa/titânide do amanhecer Eos, porém de pais diferentes. Eósforo é filho do titã Astreu, enquanto Héspero é filho do mortal Céfalo. Éosforo é dito por alguns autores ser pai de Ceix, o qual teria proferido que era Zeus e foi punido pelo deus sendo transformado em um ganso. 

Héspero foi pai de Dedalião, cuja filha Quione era tão bela que despertou o desejo dos deuses Apolo e Hermes. Após ousar dizer que era mais bela que a deusa Ártemis, Quione teve sua língua perfurava pela flecha da deusa e acabou morrendo. Ao saber da morte da filha, Dedalião se lançou em desespero do Monte Parnaso, mas Apolo evitou sua morte transformando-o em um falcão. Héspero também foi pai de Hésperis, que de acordo com o historiador grego Diodoro Sículouniu-se ao titã Atlas e foi mãe das Hespérides.

Iconografia

Na pintura de vasos da Grécia antiga, Eósforo-Héspero era representado como um homem jovem ou na forma de um busto rodeado por uma esfera brilhante de sua estrela ou como um deus alado segurando uma tocha e coroado com uma auréola brilhante.

Héspero, pintura de Anton Raphael Mengs (1728-1779)

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby