۞ ADM Sleipnir

Baegilhong (em coreano: 백일홍, "Vermelho por Cem Dias") também conhecido como o mito da murta-de-cem-dias, é uma lenda tradicional coreana que explica a origem dessa flor, cuja floração prolongada no verão se tornou símbolo de devoção e saudade. De acordo com a lenda, há muito tempo, em uma vila costeira, vivia um terrível imugi — uma serpente marinha monstruosa que exigia sacrifícios humanos para aplacar sua fúria. Em uma prática ritual recorrente, jovens donzelas eram oferecidas ao mar para satisfazer a criatura.
Certo dia, um bravo herói apareceu na vila e se voluntariou para enfrentar o imugi no lugar de uma jovem que estava prestes a ser sacrificada. Antes de partir, ele prometeu à donzela que, caso triunfasse, retornaria com uma bandeira branca; se falhasse e morresse, voltaria com uma bandeira vermelha. A jovem então passou cem dias em oração, esperando por seu retorno.
Ao fim desse período, o navio do herói retornou carregando uma bandeira vermelha. Acreditando que o herói havia morrido, a donzela, desesperada, tirou a própria vida. No entanto, descobriu-se depois que a bandeira originalmente era branca, mas havia sido tingida de vermelho pelo sangue do monstro, morto pelo herói em batalha. Tomada pela tragédia e pela devoção da jovem, a natureza respondeu: de seu túmulo floresceram flores vermelhas intensas, que passaram a desabrochar durante cem dias seguidos — um reflexo das orações da donzela e de seu amor fiel. Essas flores passaram a ser chamadas de baegilhong.
Simbolismo
A lenda de Baegilhong combina diversos motivos típicos dos contos populares, incluindo o sacrifício humano, a derrota de um monstro por um herói masculino, a confusão de cores e a transformação em flor. São raros os casos, na literatura folclórica coreana, em que a donzela sacrificada e resgatada termina morrendo, mas essa lenda enfatiza o amor e a devoção da heroína, representados pelas flores da murta-de-cem-dias, que, ao contrário de outras flores, permanecem floridas por um longo período durante o verão.
.jpg)
fonte:
- MYUNG-SUB, C.; JUNG, H.-Y.; KUNGNIP-MINSOK-PANGMULGWAN. Encyclopedia of Korean Folk Literature = Han’guk minsok paekhwa sajŏn 3. Han’guk minsok munhak sajŏn. Seoul: The National Folk Museum Of Korea, 2014.
Baegilhong


Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.