۞ ADM Sleipnir

A lenda de Tontari Maō, O Rei Demônio do Monte Funakata é um antigo mito das regiões de Miyagi e Yamagata, no Japão, registrado na obra Funakata-yama Tebikigusa (『船形山手引草』), uma coletânea folclórica organizada por Yoshida Junnosuke, com base em manuscritos preservados por famílias antigas da região de Masuzawa.
No passado mítico, desde a pacificação dos inimigos bárbaros pelo Imperador Jinmu, o Japão permaneceu em harmonia sob imperadores justos. Durante esse tempo, as forças do mal foram mantidas afastadas, vivendo isoladas além-mar, próximas ao lendário limite oceânico conhecido como Chiguraka-oki (ちぐらか沖). Porém, após várias gerações humanas, a ordem começou a ruir, e um grande rei demônio chamado Tontari Maō (貪多利魔王) aproveitou a instabilidade para invadir o Japão.
Liderando dezenas de milhares de demônios e divindades maléficas, Tontari Maō expulsou os protetores celestes do Monte Kongō (金剛山, nome antigo do atual Monte Funakata) e tomou-o como fortaleza. Seu objetivo era transformar o arquipélago japonês em um reino demoníaco. Logo, nuvens espessas cobriram os céus, vendavais e chuvas incessantes causaram inundações e pragas devastaram o país.

Percebendo a ameaça, Amida Nyorai (阿弥陀如来), o "Buda da Luz Infinita", decidiu intervir. Do Paraíso Puro (浄土, Jōdo), ele construiu um navio em forma de fênix feito de jade (鳳凰の船) e içou velas de brocado. Acompanhado por miríades de divindades budistas, zarpou em direção à Terra. Durante a jornada, o navio atravessou reinos espirituais, passando pela China e suas figuras sagradas como o Deus da Literatura (文昌帝, Wenchang) e o Rei da Cultura (文宣王, Wenxuan, identificado com Confúcio), cruzando até a Via Láctea e os céus dos deuses hindus, recrutando o próprio Brahma. Finalmente, alcançou Takamagahara, onde Amaterasu Ōmikami e outros deuses o acompanharam até o Monte Kongō.
Ao ver a chegada dos deuses, Tontari Maō cercou-se de neblina e tempestades, iniciando um cerco defensivo. Foi então que apareceu Sanpō Kōjin (三宝荒神), o guardião de Amida. Ele surgiu no topo da montanha e, com sua lança, invocou raios que incendiaram toda a vegetação. Apesar dos esforços dos demônios em apagar as chamas com chuva mágica, até a fortaleza do rei demônio foi consumida pelo fogo.

Diante da destruição, os demônios tentaram escapar pelos rios. Sanpō Kōjin imediatamente represou todas as saídas e canalizou as águas da Via Láctea para inundar a montanha, transformando-a num mar temporário. Pressionado, Tontari Maō reapareceu no cume para enfrentar Sanpō Kōjin em combate direto, usando uma espada sagrada.
Nesse momento, outros deuses se juntaram à batalha: Fudō Myōō (不動明王), Bishamon-ten (毘沙門天) e Marishiten (摩利支天). Os generais demoníacos de Tontari também entraram em cena. Reppū Maō (烈風魔王), um demônio colossal com mais de cinco jō de altura (cerca de 15 metros), atacou Fudō Myōō, mas foi facilmente derrotado e desapareceu. Ara Rashi Maō (荒ラ獅子魔王), empunhando um machado gigantesco, enfrentou Bishamon-ten, mas sua arma foi partida ao meio pela lendária lança Yasomonji. Tenryū Maō (天龍魔王), um monstro do tamanho de uma colina, desferiu um golpe com uma barra de ferro contra Marishiten, mas foi detido com uma só mão e também sumiu.

Com a maior parte de seus comandantes derrotados, Tontari Maō viu seus exércitos serem abatidos pelas espadas e flechas sagradas. Sanpō Kōjin lançou a Espada das Oito Direções (八方剣), que cortava como relâmpago, enquanto o Grande Arco Sagrado de Mil Kins (千斤の神弓) lançava milhões de flechas espirituais que feriram gravemente os demônios sobreviventes, forçando-os a fugir para o mar de onde vieram.
No entanto, num gesto inesperado, Tontari Maō retornou à montanha. Diante de Sanpō Kōjin e acompanhado por seus servos remanescentes, ajoelhou-se e se arrependeu de suas ações. Declarou que abandonaria o caminho do mal e passaria a servir os budas e deuses. Sanpō Kōjin, com grande compaixão, respondeu: “Errar é humano, e corrigir-se não deve causar vergonha”. Ele intercedeu junto a Amida Nyorai, que perdoou os pecados dos demônios arrependidos e os acolheu como seus novos servos espirituais.

Comovidos, os demônios entoaram em uníssono o mantra Namu Amida Butsu (南無阿弥陀仏, "Eu me refugio no Buda Amida"). Amida desceu novamente em seu navio de fênix, iluminando todos os reinos com sua luz infinita. Tontari Maō, tocado pela iluminação, realizou o despertar espiritual e fez um voto sagrado: concederia sorte e prosperidade aos ascetas devotos, mesmo que tivesse que oferecer seu corpo nu.
Assim, ele foi transformado na divindade Gengen Binbōgami (源元貧乏神), o deus da pobreza e da abnegação, que também pode abençoar os fiéis com fortuna espiritual. O local onde ele fez esse voto passou a ser conhecido como Hadakamori (裸森, "Bosque do Nu").
O Monte Kongō, antes tomado pelo mal, foi rebatizado em honra à vitória dos deuses: passou a se chamar Kōjin-yama (荒神山, “Montanha do Deus Kōjin”) e, devido ao navio em forma de fênix que ali aportou, ficou conhecido para sempre como Funakata-yama (船形山, “Montanha em Forma de Navio”).

- N鬼夜行|貪多利魔王. Disponível em: <https://n-kiyakou.com/Nkiyakou/tontarimaou.html>;
- 貪多利魔王 : 【妖怪図鑑】 新版TYZ. Disponível em: <https://tyz-yokai.blog.jp/archives/1073154559.html>.
Tontari Maō, O Rei Demônio do Monte Funakata


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