13 de outubro de 2025

Nevinbimbaau

۞ ADM Sleipnir

Nevinbimbaau (também grafada como Nevinbumbaau) é uma divindade e figura mítica da mitologia melanésia, particularmente entre os povos da ilha de Malekula, em Vanuatu. Ela é descrita em diferentes fontes ora como uma deusa, ora como uma ogra canibal, sendo considerada uma entidade de poder criador e destrutivo, central em rituais e mitos da região.

Mitos

Em algumas tradições de Malekula, Nevinbimbaau é creditada como a criadora da Terra, tendo formado a ilha onde seu povo vive ao carregar terra em suas costas, trazida de dentro de uma enorme concha de molusco. Ela nunca era vista pelos humanos, mas sua presença era sentida e ouvida nos rituais, manifestando-se através do som do rombo, um instrumento cerimonial que produz um zumbido característico.

Em outro mito, registrado pelo antropólogo A.B. Deacon (1903–1927), Nevinbimbaau é esposa de Temes Malau e mãe de Mansip. Nessa narrativa, ela aprisiona os irmãos mais velhos do herói cultural Ambat em uma armadilha no chão, deixando-os presos até que Ambat os liberta.

Rituais e simbolismo

Nevinbimbaau também está no centro de um complexo ritual cerimonial que envolve sua descendência. Esse ritual narra a história de seu filho Mansip, suas duas esposas e os filhos do casal — os netos de Nevinbimbaau. A cerimônia começa com a manipulação de grandes bastões com cabeças esculpidas no topo, representando os netos, conhecidos como temes nevinburDurante o ritual, alguns ou todos os temes são destruídos, e novos são criados em seu lugar. Ao final da cerimônia, efígies de madeira representando Mansip e suas esposas são empaladas e queimadas. O propósito dessa prática pode estar ligado à iniciação de novos membros e à ideia de reencarnação ou renovação espiritual, dada a destruição e recriação dos temes.


fontes:
  • MONAGHAN, P. Encyclopedia of goddesses and heroines. Santa Barbara, Calif.: Greenwood / Abc-Clio, 2010.
  • WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Nevinbimbaau. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Nevinbimbaau>.
  • ROSE, C. Giants, monsters, and dragons : an encyclopedia of folklore, legend, and myth. New York: Norton, 2001.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby