24 de abril de 2020

Dragões Coreanos: Imugi e Yong

۞ ADM Sleipnir

Imugi, arte de arvalis

Na mitologia coreana, os dragões ocupam um lugar semelhante ao da tradição chinesa e japonesa. Eles são tidos como poderosos espíritos da natureza, associados a corpos de água e tempestades. No entanto, os dragões coreanos possuem uma hierarquia única.

Os dragões coreanos começam a vida como Imugi (coreano 이무기, "Grande Lagarto"; lê-se ee-moo-gi), gigantescas serpentes semelhantes a pítons que habitam águas profundas e frias ou em cavernas. São criaturas benevolentes, e encontrar um é um sinal de boa sorte. No entanto, esses "dragões menores" aspiram a se tornar dragões maiores, ou Yong (coreano 용, "dragão").

Após viver mil anos, um Imugi começa a observar o céu, de onde, em certas ocasiões, um objeto divino no formato de uma esfera chamado Yeouiju (여의주) pode cair. O Yeouiju é semelhante a uma estrela cadente, pois acredita-se que concede desejos. Se um Imugi consegue pegar um yeouiju, seu desejo será atendido e ele se tornará um Yong.


Os Yong são muito maiores, tanto em poder quanto em intelecto. Eles podem convocar tempestades e voar entre as nuvens. Eles também começam a entender as emoções humanas, como compaixão, devoção e gratidão. No entanto, com um orgulho similar ao dos humanos, eles não conseguem resistir a mostrar suas realizações e sempre carregam seus Yeouiju na boca ou agarrado em uma das patas.

Arte de MartimSobr


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

10 comentários:

  1. poderia postar também da carpa que vira dragão? (não sei de qual país essa lenda é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei de qual lenda fala. É a lenda do Portão do Dragão, uma lenda de origem chinesa mas ao que parece existe também na mitologia japonesa. Essa lenda inspirou muitas histórias, inclusive em pokémon, é a história por trás de Magikarp/Gyarados. Estarei trabalhando numa futura postagem.

      Excluir
  2. Muito bom seu trabalho, gostaria de saber um pouco mais sobre a burak.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Se estiver falando da criatura mítica islâmica Buraq, estarei trabalhando em um post futuro sobre ela.

      Excluir
  3. Boa tarde. Pode escrever a forma que se lê/pronuncia "yeouiju"?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Recentemente fui pesquisar a respeito de um personagem da cultura coreana chamado Hae Mosul!! No entanto, tem duas versões dele: A primeira versão é que ele foi um semideus marítimo filho de um pescador e uma divindade da água!! No outro ele foi o rei fundador do reino de Goguryeo, diziam que era filho do céu e foi pai de outro herói lendário Jumong!! Qual é a versão correta afinal?
    Sobre a versão marinha eu vi no site Portal Mitológiko e fiquei confuso!! Agradeço se conseguir a resposta final!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão que conheço é a segunda, de que ele é filho do céu, e pai de Jumong. A outra versão eu não encontrei nas minhas fontes. Se encontrar algo, tento trazer um post a respeito no futuro.

      Excluir
  5. O mito fala alguma coisa se o Yeouiju é um realizador de desejo de uso único? Digo, após transformar o Imugi em Yong ele se torna só um enfeite, ou ainda tem poder de realizar desejos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei e li, não tem limites de uso. Agora, em relação ao Yong que a possui, se ele a perder, perde seus poderes, voltando a ser um Imugi. Li tbm que um Yong pode até obter outras Yeoujiu, mas elas apenas o tornaram mais forte, sem mudanças físicas.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby