Image Map

27 de abril de 2020

Sopdu

۞ ADM Sleipnir



Sopdu (também Soped ou Sopedu) era um deus egípcio da guerra associado às fronteiras orientais e ao deserto oriental, conhecido como o "Senhor do Leste". Ele foi, por vezes associado com o planeta Vênus, mas era geralmente um deus solar, intimamente associado com o sol, que nasce no leste, e representava o seu calor abrasador. 

Acreditava-se que Sopdu patrulhava a fronteira e protegia as minas de turquesa no Sinai. Pensava-se também que ele protegia a boca dos falecidos. Seu nome era escrito com o hieróglifo de um espinho e pode ser traduzido como "homem habilidoso". No entanto, também pode significar "afiados". O hieróglifo em si foi chamado de "o dente" pelos egípcios, dando seu nome um possível terceiro significado de "os dentes".

Associações


Sopdu era filho de Sopdet (a personificação da estrela Sirius) e Sahu (a personificação da constelação de Órion), que por sua vez foram associados com Ísis e Osíris, respectivamente. De acordo com os Textos das Pirâmides, a deidade composta conhecida como Sopdu-Horus era o filho do faraó (como Sahu/Osíris) e Ísis (como Sopdet). Como um deus da guerra, Sopdu estava intimamente associado com o faraó (e Hórus, o deus patrono dos reis) durante o Império Médio. 

Sua associação com Hórus também relacionado ao fato de que ambos eram deuses-falcão, e Sopdu recebeu o epíteto de "dentes afiados", uma referência à ave de rapina e ao hieróglifo usado em seu nome. Durante o Império Novo, ele era conhecido como Hor-Sopdu (também Sopdu-Heru ou Har-Septu), e considerado um aspecto de Hórus, e não um deus individual.


Sopdu-Heu, arte de warboar


Representações e Culto

Sopdu era geralmente retratado como um falcão agachado ou como um guerreiro asiático vestindo um cinto shemset, uma coroa com duas plumas altas e carregando um machado. Seu centro de culto primário era localizado em Saft el-Henna, no nordeste do delta do Nilo, mas ele também era adorado nas minas de turquesa de Serabit el-Khadim.




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby