۞ ADM Sleipnir
Arte de Zhaklin Kolentsova |
Ísis (em egípcio Auset) é a grande deusa mãe do antigo Egito, irmã e esposa do deus Osíris. Juntas, essas duas divindades desempenharam um importante papel em muitas histórias na mitologia egípcia, particularmente em mitos sobre renascimento e ressurreição. O culto de Ísis era muito popular no Egito, e eventualmente se espalhou para outras partes do mundo Mediterrâneo, incluindo a Grécia e Roma antigas.
De acordo com a mitologia egípcia, Ísis era filha do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut. Sua irmã e irmãos eram Néftis, Seth e Osíris. Estas seis divindades, juntamente com os deuses Ra, Shu e Tefnut, formavam um importante grupo associado ao mito de criação de Heliópolis, conhecido como a Enéade.
Arte de Rodrigo Martins |
Um mito famoso sobre Ísis conta como ela descobriu o nome secreto do deus sol Ra e aumentou seu poder. Segundo a história, Ísis encontrou Ra dormindo um dia, roncando alto e com saliva escorrendo de sua boca. Ela recolheu a saliva e a misturou com terra para formar uma serpente venenosa. Em seguida, ela colocou a serpente no caminho que Ra percorria todos os dias.
Quando Ra acordou e começou o seu percurso, a serpente o mordeu, causando-lhe uma dor terrível. Ele chamou os outros deuses para ajudá-lo, mas nenhum atendeu ao seu chamado, exceto Ísis, que prometeu curá-lo se ele lhe revelasse seu nome em segredo. Num primeiro momento Ra se recusou, mas, eventualmente, a sua dor se tornou insuportável. Ele finalmente revela o seu nome a Ísis, e ela acaba ganhando novos poderes, os quais ela usou para curar o deus. Esta história foi associada a um aspecto importante da personagem de Ísis: sua habilidade em artes mágicas.
Arte de Saeralsti |
Um dos mitos mais importantes associados com Ísis foi a história da morte e ressurreição de Osíris. De acordo com este conto, o deus Set tinha inveja de seu irmão Osíris, que governava como rei do Egito. Um dia, Seth enganou Osíris e selou-o dentro de uma caixa. Em seguida, colocou a caixa à deriva no rio Nilo, que a levou para a terra distante de Biblos .
Ísis procurou e encontrou a caixa e, em seguida, trouxe-a de volta para o Egito, onde ela a escondeu. No entanto, Seth descobriu o esconderijo e partiu o corpo de Osíris em vários pedaços e os espalhou por todo o Egito. Depois de recuperar todas as partes do corpo de Osíris, com exceção do falo, Ísis usou seus poderes mágicos para restaurar a vida de Osíris, que, em seguida, passou a viver no submundo.
Algum tempo antes que isso acontecesse, Osíris e Ísis geraram um filho chamado Hórus. Ísis manteve a criança escondida de Seth para que ele pudesse crescer e vingar a morte de seu pai. Ela protegeu Hórus contra todos os perigos, e até mesmo lhe restituiu a vida uma vez após ter sido picado por um escorpião. Quando Hórus tornou-se um jovem, ele lutou contra seu tio Seth. Mas Ísis teve pena de Set e permitiu que ele escapasse do confronto. Zangado com sua mãe, Hórus cortou sua cabeça. Thoth, o deus da magia e da sabedoria, trocou a cabeça decepada por uma cabeça de vaca, e a implantou no corpo de Ísis. Algumas antigas estátuas e pinturas da deusa mostram-lhe com a cabeça de uma vaca, e por isso ela era muitas vezes associada à deusa Hathor. Eventualmente, Ísis foi viver com Osíris no submundo.
Os antigos egípcios consideravam Ísis como uma mãe perfeita, e ela era adorada como uma deusa protetora por causa da forma como ela guardava Hórus de todos os perigos. Nos papéis de mãe e de maga, ela também curava os doentes e restaurava a vida aos mortos. Como a mãe de Hórus, que assumiu o lugar de seu pai no trono do Egito, pensava-se que Ísis também desempenhava um papel fundamental na sucessão dos reis egípcios.
Arte de Maryum Arshed |
Olha só a foto da Ísis do jogo Smite! Ahahaha
ResponderExcluiros deuses do egito estao dominando o portal dos mitos haha adorei seu blog tudo de bom amigo
ResponderExcluirParabéns pela página!
ResponderExcluirMas Hórus é gerado após o ato mágico de Ísis trazê-lo de volta à vida e não um pouco antes, como é dito no texto :). BB
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, costumo olhar o site e gostei bastante dessa postagem, que tudo é bem explicado, mas gostaria de saber o que seria o nome secreto de Rá, que não ficou exatamente claro a razão para ter aumentado os poderes de Ísis saber um nome.
ResponderExcluirObrigado! Ra possuia muitos nomes, alguns desconhecidos para os homens e até mesmo para os outros deuses. Dentre esses nomes, existe um que lhe conferia todos os seus poderes divinos. Com o objetivo de obter tamanhos poderes pra si, Ísis o ludibriou.
ExcluirÉ verdade que Ísis também usou isso pra tirar Rá do trono e colocar Osiris no lugar?
ExcluirAlexandre, nunca ouvi isso. O que sempre leio é que Ísis queria os poderes de Rá pra si
ExcluirAdorei o artigo, já ouvi muito essas histórias. Inspirador!
ResponderExcluirSe tiver mais alguma história sobre o antigo Egito mostra eu adoro mitos
ResponderExcluirAdorooooo tanto as histórias de Isis que tatuei ela❤🤩
ResponderExcluirÍsis também conhecida como Aset é uma Deusa do amor, fertilidade, vegetação, necromancia, vidência, cura e muitas outras possibilidades, para a civilização Kemética (egípcia) ela era a grande mãe, atualmente é uma Deusa muito popular entre grupos neopagãos como Wicca, realmente uma Deusa incrível! Excelente matéria! Dwa Aset! En Aset het nebet nofret wabet! (E para Aset todas as coisas belas e puras!)
ResponderExcluir