Image Map

24 de abril de 2020

Dragões Coreanos: Imugi e Yong

۞ ADM Sleipnir

Imugi, arte de arvalis

Na mitologia coreana, os dragões ocupam um lugar semelhante ao da tradição chinesa e japonesa. Eles são tidos como poderosos espíritos da natureza, associados a corpos de água e tempestades. No entanto, os dragões coreanos possuem uma hierarquia única.

Os dragões coreanos começam a vida como Imugi (coreano 이무기, "Grande Lagarto"; lê-se ee-moo-gi), gigantescas serpentes semelhantes a pítons que habitam águas profundas e frias ou em cavernas. São criaturas benevolentes, e encontrar um é um sinal de boa sorte. No entanto, esses "dragões menores" aspiram a se tornar dragões maiores, ou Yong (coreano 용, "dragão").

Após viver mil anos, um Imugi começa a observar o céu, de onde, em certas ocasiões, um objeto divino no formato de uma esfera chamado Yeouiju (여의주) pode cair. O Yeouiju é semelhante a uma estrela cadente, pois acredita-se que concede desejos. Se um Imugi consegue pegar um yeouiju, seu desejo será atendido e ele se tornará um Yong.


Os Yong são muito maiores, tanto em poder quanto em intelecto. Eles podem convocar tempestades e voar entre as nuvens. Eles também começam a entender as emoções humanas, como compaixão, devoção e gratidão. No entanto, com um orgulho similar ao dos humanos, eles não conseguem resistir a mostrar suas realizações e sempre carregam seus Yeouiju na boca ou agarrado em uma das patas.

Arte de MartimSobr
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. poderia postar também da carpa que vira dragão? (não sei de qual país essa lenda é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei de qual lenda fala. É a lenda do Portão do Dragão, uma lenda de origem chinesa mas ao que parece existe também na mitologia japonesa. Essa lenda inspirou muitas histórias, inclusive em pokémon, é a história por trás de Magikarp/Gyarados. Estarei trabalhando numa futura postagem.

      Excluir
  2. Muito bom seu trabalho, gostaria de saber um pouco mais sobre a burak.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Se estiver falando da criatura mítica islâmica Buraq, estarei trabalhando em um post futuro sobre ela.

      Excluir
  3. Boa tarde. Pode escrever a forma que se lê/pronuncia "yeouiju"?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby