19 de março de 2018

Tiangou

۞ ADM Sleipnir


Arte de Robin Robinson
Tiangou (chinês: 天狗; lê-se tien kou; literalmente: "cão celestial") é uma criatura lendária da mitologia chinesa, dita perseguir e devorar a lua durante um eclipse. Tiangou assemelha-se a um enorme cão negro ou segundo algumas descrições, uma raposa ou um meteoro. O tengu do folclore japonês foi derivado desta criatura. 

Lenda

Após o arqueiro divino Hou Yi ter derrubado nove dos dez sóis no céu, ele e sua esposa Chang'e foram banidos do céu para a Terra e tiveram sua divindade e imortalidade removidas. Posteriormente, Hou Yi foi presenteado pela deusa Xi Wang Mu com um elixir que poderia devolver a ele e sua esposa a sua imortalidade. Hou Yi e Chang'e deveriam dividir o elixir, de forma que recuperariam sua imortalidade e viveriam na Terra para sempre, mas Chang'e acabou bebendo o elixir sozinha. Ela recuperou sua imortalidade e também sua divindade, sendo arrebatada de volta para os céus.

Uma história conta que no momento em que Chang'e flutuava em direção aos céus, um cão negro que Hou Yi criava entrou na casa dele e acabou lambendo os restos do elixir. Ele então perseguiu Chang'e em direção ao céu, e conforme subia, ficava cada vez maior. Aterrorizada, Chang'e se escondeu na lua, mas o cão a seguiu até lá e a devorou juntamente com a lua.


Ao tomar conhecimento da situação, Xi Wang Mu capturou o cão e o designou para proteger os portões dos céus, tornando-se então Tiangou. Ele cuspiu de volta a lua juntamente com Chang'e, que continuou a viver na lua.

Zhang Xian

Zhang Xian (chinês: 張仙) é um deus chinês do parto, que ajuda as mulheres a terem filhos. Uma história conta que ele impede Tiangou de devorar a lua e de roubar crianças durante um eclipse, e ele é muitas vezes retratado apontando uma flecha para o céu, esperando que o cão celestial apareça.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby