Image Map

14 de março de 2018

Charía, A Onça Celeste

۞ ADM Sleipnir


Charía (ou Anhá) é um espírito maléfico pertencente a mitologia tupi-guarani. Os tupi-guaranis relatam os que os eclipses solares e lunares ocorrem porque este espírito, representado por uma onça celeste, sempre persegue os irmãos Guaraci e Jaci (Sol e Lua), que o importunam. Chariá se localiza em dois lugares opostos do céu e seu olho direito é representado por duas estrelas vermelhas, Antares, da constelação do Escorpião, e Aldebaran, da constelação do Touro. Essas constelações ficam em oposição no zodíaco, onde passam o Sol, a Lua e os planetas, observados da Terra.

Uma noite por mês, a Lua aproxima-se de Antares e de Aldebaran, e o Sol chega perto dessas estrelas vermelhas um dia por ano, podendo ocorrer eclipses. Na ocasião dos eclipses, os tupi-guaranis fazem uma grande algazarra com o objetivo de espantar a onça celeste, pois acreditam que ela pode matar o Sol e a Lua. Se isso acontecer, a Terra cairá na mais completa escuridão e ocorrerá o fim do mundo. 

Arte de Lorena Herrero

O mito do  Eclipse Lunar 

No início do tempo e do espaço, antes de se fixarem no céu, Guaraci, o Sol e sua irmã mais nova, Jaci, a Lua, habitavam a Terra e viviam juntos diversas aventuras. Um dia, os irmãos Sol e Lua encontraram Charía, pescando em um rio. Com o objetivo de importunar a Onça, que não tinha percebido os dois irmãos, o Sol mergulhou e mexeu o anzol, imitando um peixe grande. Charía puxou o anzol vazio, caindo para trás. O Sol repetiu o seu gesto por três vezes e em todas elas Charía caiu de costas. "Agora é a minha vez", disse a Lua sorrindo.

Então, ela mergulhou e foi deslizando na direção do anzol. No entanto, Charía foi mais rápido: pescou a Lua e a matou com um bastão de madeira. Depois, ele a levou para casa, como se fosse um pescado, para comer com sua mulher. Quando Onça e sua mulher estavam cozinhando a Lua, o Sol chegou e foi convidado por Charía para comer o peixe com eles. O Sol agradeceu dizendo que aceitaria apenas um pouco de caldo de milho e pediu que não jogassem fora os ossos do peixe, pois gostaria de levá-los consigo. Depois, recolhendo os ossos, o Sol levou-os para longe e, utilizando a sua própria divindade, ressuscitou sua irmã mais nova.

Assim, um eclipse lunar representa a Lua sendo devorada pela Onça Celeste, sendo que a cor avermelhada é o próprio sangue da Lua que a oculta. A Lua só ressurge em toda a sua plenitude, como Lua-cheia, porque o seu irmão mais velho, o Sol, a ressuscita e salva. 

Arte de Mari Morgan

fontes:
  • SABERES ASTRONÔMICOS DOS TUPINAMBÁS DO MARANHÃO, de Germano Bruno Afonso (Musa - FAPEAM/CNPq);
  • Antologia do folclore brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo;

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

27 comentários:

  1. Porra. Essa parte do caldo do milho forçou a amizade.. Issp esta nas fontes tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre muitos povos (não sei se entre os tupi-guaranis também, recusar o convite é uma desfeita muito feia. Se Anhá convidou Guaraci para comer, ele seria deselegante se recusasse, mas seria abominável comer a carne da própria irmã. Daí, ter aceitado somente caldo de milho foi uma boa escapatória.

      Excluir
  2. Bem legal esta lenda. Mas na história original,a Lua é uma entidade masculina ou feminina?(confundi por causa da segunda imagem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficialmente Jaci, a Lua, é mulher

      Excluir
    2. Nas origens do guarani, jaci é uma entidade masculina. Foi durante o período de catequização dos povos indígenas que Jaci passou a ser entendido como feminino.

      Excluir
    3. Obrigado por elucidar isso, eu mesmo não sabia, só desconfiava mesmo que fosse algo assim.

      Excluir
    4. Jaci nunca foi citada como sendo do sexo masculino. Em nenhuma tribo ela é tida como um homem. Essa confusão aconteceu, pois o conto de Naiá, da Vitória-Régia tem duas versões. E por algum motivo desconhecido, a que cita Jaci como um deus, é a mais conhecida. Pois nessa versão do conto, Jaci "Deus da Lua" leva as moças virgens para o céu para passar uma noite com ele e segundo a lenda, Naiá era apaixonada pelo deus da lua...
      Mas a verdadeira história é que Jaci "Deusa da Lua" leva as moças puras para o céu e as transforma em estrelas, esse era o sonho de Naiá, ser transformada em uma estrela. Mas por ela ser apaixonada pela lua, os Jesuítas mudaram o sexo da deusa, pois era mal visto uma mulher se apaixonar por outra. Sendo que houve um erro de interpretação no contexto da história, por isso o sexo da Deusa Jaci, foi alterado e ela passou a ser citada com um Deus, sendo que nunca foi.
      Naiá era apaixonada pela deusa Jaci, mas não da forma de se sentir atraída ou ter desejos por ela, conceitualmente foi mal interpretado.

      Excluir
    5. Olha, é bem provável que ela fosse apaixonada romanticamente mesmo. Os indígenas não tinham essa paspalhice de heteronormatividade nem de cisnormatividade, não. Muito mais inteligentes que os europeus cristãos, eles entendiam a particularidade do gênero de cada um e sua orientação sexual. Eu mesma prefiro acreditar que Naiá fosse sáfica, e é isso.

      Excluir
    6. Na verdade Naiá era apaixonada na forma de "achar uma bela Deusa que todos quisessem contemplar".. Foi assim com contos como de Isís no Egito e seus adoradores ou até mesmo na Grécia com Afroditte.. Não era paixão de relação e sim por afeição mesmo.. pois todas as mulheres queriam contempla-lá e estar ali presente como uma escolhida da deusa. Se você visitar um dia uma tribo indígena Tupi (eu tive essa oportunidade), você ouvira da boca deles esse conta e a forma que eles interpretam..

      Excluir
  3. como uma onça pesca? e mata com um pedaço de pau? e tambem como ela convidou o Sol ela fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charía é uma divindade, das duas uma ou ela pode assumir forma hibrida homem/animal ou a historia foi interpretada de forma errônea na tradução. Uma onça é capaz de pescar utilizando-se das garras e das presas pode ter sido algo por ai

      Excluir
    2. Pô, cê nunca assistiu Pica-Pau, Tom e Jerry, nunca leu A Turma do Pererê nem nada do tipo?

      Excluir
  4. Apenas uma correção, Jacy não é mulher mais sim o irmão mais novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os lugares que eu vi, Jaci é sempre dita como mulher, e você agora diz que é um irmão? Não tô entendendo

      Excluir
    2. Um leitor do blog já elucidou a questão num dos comentários acima.

      Excluir
    3. Na verdade, foi isso que encontrei nos artigos acadêmicos.Eles reverenciam Jacy como homem.

      Excluir
    4. Galera, nunca vamos saber, pelo simples fato de não ter textos escritos pelos próprios nativos sobre seus deuses. O que sabemos, foi ou escrito por jesuítas, claramente distorcido por sua própria religião e credo, além de alguns indígenas que foram enormemente influenciados pelo homem branco, além do fato de seus mitos e lendas serem passados por tradição oral, o que reduz mais ainda sua fidelidade ao original.

      Excluir
  5. au longo das eras nos tivemos vários monstros de diversas mitologias, alguns queriam se vingar, outros buscavam apenas prazer, outros eram gananciosos e outros so queriam causar o caos, mais esse é o unico monstro que só queria pescar sem ser incomodado, um F para a onça celestial que só queria viver a vida dela

    ResponderExcluir
  6. Bom caros leitores.. assim como já foi feito antes, irei elucidar novamente o que um amigo acima disse.. Na época da catequização os jesuítas ouviram dos índios um conto, sobre Naiá. Naiá era uma bela índia que sonhava em um dia ser escolhida de Jaci para virar uma estrela no céu e assim estar sempre aos seus olhos, adorando e à venerando. Porém um dia viu Jaci no céu e saiu a correr para tentar alcança-la e pedir que fosse escolhida.. porém ela cansou e veio a adormecer na beira do lago afim de esperar Jaci para adorá-la. Todavia, ela acordou e ao ver o brilho da lua (Jací) tão perto ali no lago a ponto de "tocá-la", veio a cair dentro do lago.. e ao se afogar veio a morrer. Porém Jaci vendo tudo aquilo e como Naiá a amava e queria muito adora-la ali no céu, não a transformou em uma estrela comum.. mas uma estrela da água, a flor da Vitória Régia. Que assim que anoitece e a lua aparece, sempre desabrocha... então.. para os indios significa que a Naiá é a própria flor da vitória régia e que sempre que se abre ao ver a Lua, é em sinal de adoração e veneração a Jaci (foi essa a versão que eles me contaram) existem duas versões, mas esta é a principal.. Eu tive a oportunidade de conhecer uma tribo indígena Tupi, que ainda mantem a cultura e os costumes.. e eles contam desta forma a história, que Jaci para eles é a DEUSA da LUA. Não um irmão, mas sim uma mulher.. Todavia assim que os Jesuítas começaram com a catequização, acharam algo inaceitável uma mulher se apaixonar por outra.. então mudaram o sexo da deusa para um DEUS. Sendo que na realidade foi um erro de interpretação dos próprios jesuítas em relação a "paixão" descrita na Lenda.. a Paixão era em relação a adoração, a amar ela como uma figura inalcançável e de veneração. Então eles acharam que era algo sobre a "relação entre os gêneros" sendo que não era.. Bom depois desse episódio, foi alterado tbm no conto de Jaci e Guaraci.. Foi alterado também no conto de Yamandú mais conhecido como Nhamandu o Deus criador.. Infelizmente esse tipo de coisa já aconteceu em contos como por exemplo de Afrodite, que em um texto antigo estava escrito que "seus adoradores a veneravam e suas sacerdotisas eram apaixonadas por ela", na época em que foi descoberto trechos de adoração a Afrodite, muitos religiosos queriam alterar esta frase e retirar o "sacerdotisas" para não parecer que mulheres eram apaixonadas por outras, todavia, sacerdotisas em todos os lugares do mundo, seja Egito, seja Pérsia, Grécia ou até mesmo a antiga Babilônia, todas amavam e veneravam suas rainhas como Deusas (pois eram a reencarnação para elas), da mesma forma elas amavam as Deusas que serviam e faziam isso com afinco. A paixão nessas questões estão ligadas a fazer aquilo com tanta fé, a acreditar com todo seu ser, ter respeito e etc. Pois para elas tudo aquilo valeria a pena, pois seriam notadas pela deusa que elas veneravam, pois se elas amassem a Deusa mais do que elas mesmas, seu lugar ao lado na eternidade estaria garantido.. Ou seja se até um texto grego teve alteração, não ia ser no Brasil o diferencial. Bom espero ter ajudado no esclarecimento.

    ResponderExcluir
  7. Achei a história bem legal, eu gosto bastante do charia acho essa criatura bem legal.
    Aliás eu vi várias pessoas discutindo se Jaci é homem ou mulher e eu vim dar uma boa resposta pra isso que eu tenho quase certeza que é a mais correta, e não sei se alguém já disse isso, por uma informação que eu tirei do livro da mitologia, lá é dito que dependendo da tribo Jaci poderia ser homem ou mulher, lá diz que em algumas tribos como mbya-guarani e kayoas-guarani Jaci é homem mas em outras tribos Jaci é mulher, mas a versão mais famosa é a feminina já que ela foi colocada na pós catequização que é a versão mais famosa da mitologia guarani, tomara que eu tenha ajudado quem tinha essa dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Segundo um artigo sobre o povo tupinamba que eu li sobre essa lenda, Jaci é um entidade masculina. Porém, isso n é um pensamento unânime para todas as tribos que cultuam Jaci então a verdade é que não tem resposta certa. Acredito, porém, que essa visão feminina de Jaci é fruto do contato entre os indígenas e colonizadores

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby