25 de agosto de 2017

Kuzenbo

۞ ADM Sleipnir

Arte do MOBA Smite
Kuzenbo (japonês: 九千 坊,também chamado de Kusenbo ou Kyusenbo, "nove mil") é um yokai do folclore japonês. De acordo com as lendas, ele é o líder de todos os kappa espalhados por todo o Japão, e é dito habitar o rio Chikugo. Dizem que ele vive nesse rio durante breves períodos de tempo, visitando outros rios japoneses quando não está lá.

Uma lenda das províncias de Kumamoto e Fukuoka, na ilha de Kyushu, diz que o clã Kappa habitava a parte superior do rio Amarelo na China, e certa vez um de seus grupos cruzou todo o rio até chegarem em Kyushu, onde passaram a habitar o rio Kuma, em Kumamoto. Sua prole logo aumentou, passando a marca de 9000 kappas, e passaram a ser conhecidos como o clã Kuzenbo (também o nome de seu líder).



Kato Kiyomasa, senhor de Kyushu, pediu ajuda aos macacos da ilha para combatê-los (macacos podem ver um kappa, mesmo que ele seja invisível para o olho humano). Derrotado, o clã Kuzenbo se mudou para Higo (jap. 肥 後, hoje Kumamoto) e com permissão do senhor local, Arima, estabeleceu-se no rio Chikugo, também adjacente a Fukuoka.

Lá, os kappas passaram a ajudar no controle do fluxo de água dos rios selvagens, sendo logo reverenciados como mensageiros ou como divindades aquáticas (水 神) de santuários em sua honra, chamados Suitengu (水 天宮). 

Cultura popular
  • No MOBA Smite, Kuzenbo é o rei dos kappa, apresentado como um deus jogável com o papel de guardião;
  • O personagem Bowser, da série de games Super Mario Bros., é baseado em Kuzenbo, bem como seus súditos, os Koopa, são baseados nos kappa.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby