Image Map

30 de agosto de 2017

Vanth

۞ ADM Sleipnir

Arte de Maddie

Vanth
é uma deusa etrusca que servia como psicopompo e arauta da morte. Mais tarde, à medida que a cultura etrusca se desenvolveu, ela também se tornou a deusa da justiça. 

Vanth aparece em mortes, especialmente assassinatos e outras mortes violentas. No entanto, seu papel é benevolente, guiando os mortos para seu lugar apropriado no submundo. Além de acompanhar os mortos para a vida após a morte, ela também oferece misericórdia ou ajuda aos doentes, aparecendo em seus leitos de morte para levá-los ao próximo mundo. Às vezes, Vanth também protege e vigia os heróis.

Não existe uma figura equivalente real para Vanth na mitologia grega ou romana. Ela tem sido comparada as Erínias (ou Fúrias), mas estas são seres de vingança, enquanto Vanth é um ser benevolente.


Vanth é representada nas artes como uma mulher jovem e alada, vestindo uma saia curta sem nada acima da cintura, exceto uma faixa ou cinto que cruza seu peito deixando seus seios a mostra. Ela carrega consigo uma tocha, um pergaminho, uma espada, uma chave e às vezes uma serpente. Provavelmente a tocha acende o caminho, e a chave abre as portas para o submundo. O pergaminho provavelmente contém informações sobre os mortos, possivelmente um registro de sua vida ou destino.

Vanth é uma figura muito importante na arte e religião etrusca, e provavelmente tem alguma autoridade no próximo mundo. Ela não é a líder do submundo, mas também não é uma personagem menor. Outras divindades associadas à morte e ao submundo nas tradições etruscas incluem Aita, Alpan, Artume, Atunis, Charun, Culsu, Februs, Ferspnai, Leinth, Lethans, Mania, Mantus, Thethlumth, Tuchulcha, Turns Aitas, Tvath e Vetis


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby