Ghatanothoa (O Deus das Trevas) é uma deidade fictícia presente nos Mitos de Cthullu, aparecendo pela primeira vez na curta história Out Of The Aeons" (1935) de H. P. Lovecraft e Hazel Heald.
Ghatanothoa é um dos Grandes Antigos e o primogênito de Cthulhu gerado por Idh-yaa no planeta Xoth. É uma monstruosidade enorme e amorfa, cuja aparência é tão hedionda que qualquer pessoa que olhe para ela (ou mesmo para uma réplica perfeita) é petrificada, transformando-se em uma múmia viva. A vítima é permanentemente imobilizada, o corpo assume a consistência do couro e o cérebro, preservado indefinidamente, ainda continua plenamente consciente. Somente a destruição do cérebro do sujeito pode liberá-lo de sua prisão infernal, embora o infeliz provavelmente seja acometido por uma incurável insanidade muito antes disso.
Ghatanothoa foi trazido do planeta Yuggoth para a Terra por uma antiga raça alienígena, possivelmente os Mi-go, que construíram uma fortaleza colossal sobre o monte Yaddith-Gho (localizado no continente afundado de Mu) e selaram Ghatanothoa dentro da montanha sob um grande alçapão. Ghatanothoa era adorado pelos antigos muvianos, que tanto o temiam quanto o respeitavam por causa de sua capacidade de transformar qualquer ser humano que olhasse para ele em múmias vivas e pensantes.
Arte de João Bosco |
Lovecraft é um mito, portal dos mitos é mito, e os adms tbm são mitos! haha, muito legal essas imagens que vocês encontram, dão uma profundidade maior fica show.
ResponderExcluirNé mano?! Porra, eu amo esse blog cara, sinceramente! Tudo aqui é foda e para mim, que é apaixonado por mitologia, monstros etc, esse site é muito útil! Espero que nunca parem <3
ExcluirSleipnir como você ainda não fez a postagem de Cthulhu ou lukanês "Bagulho"? Sendo que ele é o personagem mais conhecido de Lovercraft.
ResponderExcluirQuis dizer em Lukanês.
ExcluirTenho um rascunho a anos. Me falta tempo para sentar, pesquisar e trabalhar nela para que fique do jeito que eu quero. Não quero apenas copiar e jogar aqui, quero fazer um trabalho único nela. A mitologia lovecraftiana só não se expandiu aqui no blog ainda pq eu não sou profundo conhecedor das obras do HP Lovecraft. Mas é meu interesse trazer mais e mais delas.
Excluir