۞ ADM Sleipnir
Arte de Borja Pindado |
Ghatanothoa, também conhecido como "Deus Sombrio," é uma entidade fictícia introduzida em 1935 no conto Out of the Aeons ("Além dos Éons"), escrito por Hazel Heald e H. P. Lovecraft. Ele é descrito como um “deus infernal ou demônio patrono,” trazido à Terra em tempos pré-históricos por alienígenas vindos de Yuggoth (identificado em outros contos como o planeta natal dos Mi-Go). Esses seres construíram uma colossal fortaleza sobre o monte Yaddith-Gho, em K'naa, no continente perdido de Mu, selando Ghatanothoa em uma cripta abaixo de um imenso alçapão. Quando os humanos surgiram após a partida dos alienígenas, começaram a adorar o monstro, movidos pelo medo de seu terrível poder, oferecendo-lhe sacrifícios para evitar que ele escapasse e desencadeasse destruição.
Embora sua aparência seja considerada indescritível, Ghatanothoa é imaginado como uma combinação grotesca de um polvo e um elefante, com pele escamosa e enrugada, enquanto mantém uma forma amorfa e mutante. Sua aparência é tão repulsiva que qualquer pessoa que o observe diretamente – ou mesmo uma réplica perfeita dele – é condenada a uma petrificação horrenda, transformando-se em uma múmia viva, presa em seu próprio corpo. Suas vítimas ficam permanentemente imobilizadas, com a pele endurecida como couro e os órgãos internos preservados. O cérebro, mantido em total consciência, torna a experiência ainda mais terrível, já que apenas a destruição do cérebro ou a utilização de um raro feitiço poderia liberar o infeliz de sua prisão eterna. Entretanto, a maioria das vítimas se torna irremediavelmente insana antes de qualquer possibilidade de libertação.
Arte de João Sérgio |
Culto e Influência
O culto de Ghatanothoa foi extraordinariamente poderoso em K'naa, embora enfrentasse a oposição dos sacerdotes de Shub-Niggurath. Com o afundamento de Mu nas profundezas do Oceano Pacífico, resquícios de sua adoração se espalharam pelo mundo, surgindo em "Egito, Caldeia, Pérsia, China, nos esquecidos impérios semíticos da África e em lugares como México e Peru no Novo Mundo." Em tempos modernos, práticas relacionadas ainda podem ser encontradas em partes do Extremo Oriente e nas ilhas do Pacífico.
Lovecraft atribui grande parte da história inventada sobre Ghatanothoa e seus seguidores ao livro Nameless Cults, criado originalmente por Robert E. Howard.
Expansões no Mito
Outros autores ampliaram o mito de Ghatanothoa. Lin Carter, em The Thing in the Pit, apresenta-o como um Grande Antigo e o primogênito de Cthulhu, gerado por Idh-yaa no planeta Xoth. Colin Wilson conecta Ghatanothoa aos Lloigor em The Return of the Lloigor (1974), expandindo suas influências cósmicas.
Arte de João Bosco |
fonte:
- TO, C. Ghatanothoa. Disponível em: <https://lovecraft.fandom.com/wiki/Ghatanothoa>.
Lovecraft é um mito, portal dos mitos é mito, e os adms tbm são mitos! haha, muito legal essas imagens que vocês encontram, dão uma profundidade maior fica show.
ResponderExcluirNé mano?! Porra, eu amo esse blog cara, sinceramente! Tudo aqui é foda e para mim, que é apaixonado por mitologia, monstros etc, esse site é muito útil! Espero que nunca parem <3
ExcluirSleipnir como você ainda não fez a postagem de Cthulhu ou lukanês "Bagulho"? Sendo que ele é o personagem mais conhecido de Lovercraft.
ResponderExcluirQuis dizer em Lukanês.
ExcluirTenho um rascunho a anos. Me falta tempo para sentar, pesquisar e trabalhar nela para que fique do jeito que eu quero. Não quero apenas copiar e jogar aqui, quero fazer um trabalho único nela. A mitologia lovecraftiana só não se expandiu aqui no blog ainda pq eu não sou profundo conhecedor das obras do HP Lovecraft. Mas é meu interesse trazer mais e mais delas.
Excluir