1 de setembro de 2017

Ghatanothoa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Borja Pindado

Ghatanothoa, também conhecido como "Deus Sombrio," é uma entidade fictícia introduzida em 1935 no conto Out of the Aeons ("Além dos Éons"), escrito por Hazel Heald e  H. P. LovecraftEle é descrito como um “deus infernal ou demônio patrono,” trazido à Terra em tempos pré-históricos por alienígenas vindos de Yuggoth (identificado em outros contos como o planeta natal dos Mi-Go). Esses seres construíram uma colossal fortaleza sobre o monte Yaddith-Gho, em K'naa, no continente perdido de Mu, selando Ghatanothoa em uma cripta abaixo de um imenso alçapão. Quando os humanos surgiram após a partida dos alienígenas, começaram a adorar o monstro, movidos pelo medo de seu terrível poder, oferecendo-lhe sacrifícios para evitar que ele escapasse e desencadeasse destruição.

Embora sua aparência seja considerada indescritível, Ghatanothoa é imaginado como uma combinação grotesca de um polvo e um elefante, com pele escamosa e enrugada, enquanto mantém uma forma amorfa e mutante. Sua aparência é tão repulsiva que qualquer pessoa que o observe diretamente – ou mesmo uma réplica perfeita dele – é condenada a uma petrificação horrenda, transformando-se em uma múmia viva, presa em seu próprio corpo. Suas vítimas ficam permanentemente imobilizadas, com a pele endurecida como couro e os órgãos internos preservados. O cérebro, mantido em total consciência, torna a experiência ainda mais terrível, já que apenas a destruição do cérebro ou a utilização de um raro feitiço poderia liberar o infeliz de sua prisão eterna. Entretanto, a maioria das vítimas se torna irremediavelmente insana antes de qualquer possibilidade de libertação.

Arte de João Sérgio


Culto e Influência

O culto de Ghatanothoa foi extraordinariamente poderoso em K'naa, embora enfrentasse a oposição dos sacerdotes de Shub-Niggurath. Com o afundamento de Mu nas profundezas do Oceano Pacífico, resquícios de sua adoração se espalharam pelo mundo, surgindo em "Egito, Caldeia, Pérsia, China, nos esquecidos impérios semíticos da África e em lugares como México e Peru no Novo Mundo." Em tempos modernos, práticas relacionadas ainda podem ser encontradas em partes do Extremo Oriente e nas ilhas do Pacífico. 

Lovecraft atribui grande parte da história inventada sobre Ghatanothoa e seus seguidores ao livro Nameless Cults, criado originalmente por Robert E. Howard.

Expansões no Mito

Outros autores ampliaram o mito de Ghatanothoa. Lin Carter, em The Thing in the Pit, apresenta-o como um Grande Antigo e o primogênito de Cthulhu, gerado por Idh-yaa no planeta Xoth. Colin Wilson conecta Ghatanothoa aos Lloigor em The Return of the Lloigor (1974), expandindo suas influências cósmicas.

Arte de João Bosco

fonte:


Postagem revisada e atualizada em 29/10/2024

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Lovecraft é um mito, portal dos mitos é mito, e os adms tbm são mitos! haha, muito legal essas imagens que vocês encontram, dão uma profundidade maior fica show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né mano?! Porra, eu amo esse blog cara, sinceramente! Tudo aqui é foda e para mim, que é apaixonado por mitologia, monstros etc, esse site é muito útil! Espero que nunca parem <3

      Excluir
  2. Sleipnir como você ainda não fez a postagem de Cthulhu ou lukanês "Bagulho"? Sendo que ele é o personagem mais conhecido de Lovercraft.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um rascunho a anos. Me falta tempo para sentar, pesquisar e trabalhar nela para que fique do jeito que eu quero. Não quero apenas copiar e jogar aqui, quero fazer um trabalho único nela. A mitologia lovecraftiana só não se expandiu aqui no blog ainda pq eu não sou profundo conhecedor das obras do HP Lovecraft. Mas é meu interesse trazer mais e mais delas.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby