Amaethon (ou Amathaon, "lavrador", "lavrador divino" ou "grande lavrador" em galês), era um deus galês da agricultura, associado com animais selvagens e a fecundidade da terra. Ele era filho de Don, a grande deusa mãe galesa (equivalente a celta Danu), e seus principais irmãos eram Gofannon, o deus dos ferreiros, Gwydion, o deus da magia e Arianrhod, a deusa lunar. Os filhos de Don eram conhecidos como os "filhos da luz" e constantemente estavam em guerra com o deus do mar Llyr e seus filhos, que eram conhecidos como os "filhos da escuridão".
O mito mais famoso sobre Amaethon diz respeito a uma ave, um cão sagrado e um cabrito branco que ele roubou de Arawn, um dos reis do submundo, usando sua magia. Amaethon era capaz de entrar e sair do submundo sem ser prejudicado ou alterado de alguma maneira.
O roubo desses animais deu início a uma batalha entre Arawn e Amaethon, que foi ajudado por Gwydion. Esta batalha foi chamada de "Batalha das Árvores" (Cad Goddeu), porque Gwydion usou sua magia para transformar árvores em guerreiros durante o conflito, e isso lhes permitiu derrotar Arawn e seu exército.
Ele não é o Cu Chulainn, não? Pois essa representação me lembrou muito o Cu Chulainn
ResponderExcluirSe você está se referindo a imagem, não. Nem é o Cu Chulain (apesar de lembrar bastante) e nem o Amaethon. Como não consegui encontrar nenhuma imagem do próprio Amaethon, resolvi colocar uma que se encaixasse no perfil dele, de um deus ligado a floresta e a vida selvagem.
Excluir