Image Map

18 de agosto de 2017

Zmeu

۞ ADM Sleipnir


O Zmeu (plural: Zmei, feminino: Zmeoaice) é um ser draconiano encontrado no folclore romeno e muitas vezes comparado a outras criaturas sobrenaturais, como o Balaur, um tipo de dragão e o Varcolac, um lobisomem. Algumas traduções inglesas se referem aos zmei como ogros ou gigantes. Devido à semelhança dos nomes, o Zmeu se assemelha aos dragões eslavos, Zmej na sua capacidade de voar e expirar fogo. 

Em muitas das histórias romenas e búlgaras, o Zmeu é um ser feroz conhecido por sua astúcia, inteligência e perigosos níveis destrutivos de ganância e egoísmo. Algumas das histórias contam que ele aparece no céu como um dragão, voando e expirando fogo. Outras histórias fazem menção ao Zmeu com uma pedra preciosa mágica em sua cabeça, que brilha tanto quanto o sol. Além de sua tremenda força sobrenatural, o Zmeu também é capaz de grandes proezas mágicas que lhe permitem até mesmo roubar o sol e a lua do céu.

As histórias também contam que os Zmei podem assumir formas humanas ou se transformar em vários animais diferentes. A forma natural de um Zmeu é a de um dragão, especificamente um homem dragão antropomorfizado. Na Moldávia, conta-se que ele assume a forma de uma chama para adentrar o quarto de uma jovem mulher ou de uma viúva. Uma vez no quarto, a chama torna-se um homem que seduz a mulher.


Como muitos dragões no folclore europeu, o Zmeu gosta particularmente de lindas e jovens donzelas, a quem sequestra e leva para seu reino no outro mundo. E também como em grande parte do folclore europeu, a donzela é muitas vezes resgatada por um valente príncipe ou cavaleiro errante que consegue derrotar o Zmeu.

Muitas histórias romenas representam os Zmei como as forças destrutivas da ganância e do egoísmo encarnadas. O Zmeu vai roubar algo de imenso valor e apenas um jovem herói, geralmente o filho mais novo de um rei (Făt-Frumos) pode recuperar esse objeto valioso através de seus atos de bravura. Muitas vezes, o Zmeu vive em um reino de outro mundo (Celalalt Tarâm) para onde o jovem herói deve viajar para lutar contra o Zmeu.

Arte de Ciprian Tapu 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante esse mito me lembra muito o personagem Duncan do filme Firebeather ele é considerado um meio humano meio dragão o seu pai é um dragão e a mão dele humana

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby