16 de agosto de 2017

Tako-nyūdō

۞ ADM Sleipnir

Arte de Matthew Meyer
Tako-nyūdō (jap: 蛸入道, "sacerdote polvo"também chamado tako-bozu) é um yokai do folclore japonês que habita o Mar do Japão, particularmente próximo a Prefeitura de Shimane. Ele é descrito como um polvo com uma vaga aparência humanóide. Sua cabeça é bulbosa semelhante a um polvo, com o rosto de um homem velho e barbudo. Ele possui oito tentáculos e veste roupas humanas. Seu visual lembra bastante um sacerdote velho e calvo, daí o seu nome.


Pouco se sabe sobre o comportamento natural deste yokai. Um famoso pergaminho chamado Bakemono Emaki, pintado em 1666 por Kanō Munenobu, descreve um Tako-nyūdō segurando um peixe acima da cabeça de uma Unagi-hime, uma espécie de yokai enguia. Ele parece querer provocá-la ou talvez seduzi-la, porém nenhuma descrição ou história acompanha a pintura. 

Na prefeitura de Shimane, Tako-nyūdōs são temidos por pescadores que vivem ao longo do Mar do Japão. Conta-se que eles atacam barcos, tirando pescadores deles e arrastando-os para baixo sob as ondas.

Arte de Peyeyo

fonte:
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby