Image Map

7 de maio de 2021

Medjed

۞ ADM Sleipnir


Medjed ("batedor" ou "castigador") é uma divindade egípcia extremamente obscura, mencionada apenas uma vez no Livro dos Mortos, coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito. Sua única menção na obra diz: "Eu conheço o nome daquele batedor (Medjed) entre eles, que pertence à Casa de Osíris, que atira com o olho, mas não é visto".

Imagem do papiro de Greenfield, cuja figura no centro provavelmente representa Medjed

Na cultura popular

Um papiro, conhecido como Papiro de Greenfield, e contendo fragmentos do Livro dos Mortos, fez Medjed sair do obscurantismo e alcançar a fama. O Papiro de Greenfield, que hoje é propriedade do British Museum de Londres, teve algumas de suas folhas colocadas em exibição no ano de 2012 em dois museus japoneses: o Museu de Arte de Mori em Tóquio e no Museu de Arte de Fukuoka. Nessas exibições, uma das folhas trazia uma figura com uma aparência que lembra e muito um fantasma (como aqueles do Pac-man). Essa figura, cujo um texto no papiro chama de Medjed, cativou os japoneses. 


Não demorou muito, e Medjed tornou-se uma sensação no Japão, ganhando fama como meme na internet e nas redes sociais japonesas, além de se tornar personagem em jogos de videogame, como os mobiles games Soratubu Medjed-niisan e Puzzle & Dragons. Em Persona 5, Medjed é o nome de um grupo de hackers. Melhor dizendo, era o pseudônimo de um adorável hacker que mais tarde se tornou o nome de todo o grupo.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. como eu imagino a verdadeira aparencia dele,

    tipo um cara bombado que nunca pula o dia de perna usando uma roupa de pac man (redonda)

    e usa um lençou/capa/manto/seja la o nome da roupa, pra esconder a aparência assustadora

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby