Image Map

21 de maio de 2021

Poraquê

۞ ADM Sleipnir

Arte de Jim Beckman1205

O Poraquê (cujo nome vem da língua tupi e significa "o que faz dormir" ou "que entorpece") é um peixe muito conhecido nos rios da bacia amazônica, devido as descargas elétricas que ele é capaz de liberar ao se sentir ameaçado. Segundo uma lenda do Amapá, originalmente Poraquê foi um valente guerreiro indígena, pertencente a uma tribo que vivia às margens do rio Amazonas. Conta-se que ele era um exímio caçador, e que durante as festividades de sua tribo, era quem sempre trazia a maior caça. Poraquê também ele era muito forte, destacando-se dos demais membros da aldeia.

Porém ser o melhor de sua tribo não era o bastante para Poraquê. Ele não estava satisfeito em ser o mais forte de sua tribo nem em ser o melhor caçador ou ter as melhores habilidades. Sua ambição o fazia querer ser o maior guerreiro de toda a terra, e para provar isso, Poraquê tentou dominar as forças  da natureza. Primeiro, tentou  dominar o fogo com as próprias mãos, mas sua força de nada adiantou contra ele. Em seguida, Poraquê tentou dominar os rios, porém Iara mandou contra ele a pororoca, levando-o a derrota. 

Não satisfeito por ter sido derrotado duas vezes seguida, Poraquê decidiu montar em um tufão, e em seguida, pediu ao deus trovão um de seus relâmpagos emprestado. Seu pedido foi atendido, e com o relâmpago, Poraquê fez para si uma borduna (uma arma indígena de formato variando conforme a tribo, usada para ataque, defesa e também para caça), com a qual ele poderia invocar raios. Dizem que com ela, certa vez Poraquê foi capaz de dizimar milhares de inimigos de uma tribo inimiga que atacou sua aldeia, durante uma guerra que durou vários dias. Após a feroz batalha, Poraquê percebeu que sua arma estava suja com o sangue de seus inimigos, e então decidiu lavá-la no Rio Amazonas. Enquanto ele o fazia, um dos raios caiu na água, e no mesmo instante Poraquê foi transformado em um peixe, o qual seria capaz de disparar rajadas elétricas para se proteger de ameaças.

Arte de Márcio Luiz Quedinho 

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. Excelente! Sempre venho aqui para conferir as últimas postagens... Quero poder ajudar em breve...

    ResponderExcluir
  2. Pobre homem, foi limpar a arma e virou peixe

    ResponderExcluir
  3. Que legal já tivemos um tipo de thor

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente não esperava ver minha velha ilustra do Poraquê por ai, acho que ela merece um remake por isso 😆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ela demais! Também curti a do Poraquê x Cobra Grande, mas não encaixava no post.

      Excluir
  5. Eu acho muito legal mesmo mais eu não achei as informações que eu preciso. Pois eu preciso de informações sobre de onde vêm essa lenda alguma pessoa pode me dizer pôr favor alguma alma pode me responder?🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lenda é indígena, e vem do estado do Amapá, como consta no post. A fonte da história está no final do post, essencialmente o livro de Joseli Dias. Sobre a tribo à qual essa lenda pertence, nem no livro e nem em lugar algum é afirmado. Eu já procurei e muito.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby