27 de novembro de 2017

Jakotsu-baba

۞ ADM Sleipnir



Jakotsu-baba (em japonês 蛇骨婆 ou じゃこつばばあ, algo como "Bruxa Óssea das Cobras", também conhecida como Jagoba (em jap:  蛇五婆, "Mulher das Cinco Serpentes")) é um yokai do folclore japonês, ilustrado pela primeira vez por Toriyama Sekien em seu 3º livro, Konjaku Hyakki Shūi (今昔百鬼, "Apêndice Aos Cem Demônios Do Presente e Do Passado"). No livro, ele é descrito como uma mulher idosa e de aparência esquelética, com o corpo envolto por duas serpentes. 

De acordo com Toriyama Sekien, Jakotsu-baba era uma mulher idosa que vivia na região de Funkan-koku, na China e era a esposa de um homem chamado Jagoemon ou Jakoemon. Após a morte do marido, mulher tornou-se um yokai e passou a vigiar o túmulo do marido, atacando todos que se aproximassem dele com suas serpentes. Uma das serpentes possui a cor azul, e é dita congelar suas vítimas com seu sopro. A outra, de cor vermelha, é dita lançar chamas contra suas vítimas, poderosas o suficiente para torná-las cinzas.

Arte de Matthew Meyer
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Vocês são incríveis, sempre fico alegre pelas lendas e mitos incríveis. Continuem sendo maravilhosos <3

    ResponderExcluir
  2. Olá,gostaria de saber se já tem algum post sobre Amanojaku.Sobre quem é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, ainda não temos uma postagem sobre esse yokai, mas vou providenciar.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby