Arte de zabraxxas |
Ometeotl ("Deus Duplo" na língua náuatle) é o deus criador supremo das mitologias asteca e tolteca, e criador do Cemanahuatl (mundo em náuatle). Ometeotl foi pensado como sendo um par de divindades masculina e feminina, chamados respectivamente Ometecutli e Omecihuatl, e estes representavam a energia ou essência criativa da qual o poder de todos os outros deuses fluía. Eles existiam acima e além de todos os assuntos mundanos, habitando Omeyocan, o mais alto dos treze céus na mitologia asteca.
Arte de Vladimir Merchensky |
Como opostos simultâneos, masculino e feminino, Ometeotl representava para os astecas a idéia de que o universo era composto de opostos polares: luz e escuridão, noite e dia, ordem e caos, etc. Na verdade, os astecas acreditavam que Ometeotl era o primeiro deus, um ser auto-criado cuja própria essência e natureza se tornaram a base para a natureza de todo o universo. Ometeotl gerou quatro filhos, todos os quais seriam figuras centrais no panteão asteca: Xipe Totec, Tezcatlipoca, Quetzalcoatl e Huitzilopochtli.
Não existiram templos dedicados a Ometeotl ou a quaisquer cultos ativos que o adorassem através de rituais regulares, porém referências a Ometeotl aparecem em uma série de códices e poesias do período pós-conquista asteca.
Boa explicação, obrigado por disponibiliza-la
ResponderExcluirGratidão, tomei conhecimento através da medicina da floresta o rapé e de uma canção
ResponderExcluir