29 de setembro de 2017

Aramazd

۞ ADM Sleipnir

Arte de Andranik Asatryan

Aramazd
era a principal divindade do panteão pré-cristão da Armênia. 
Chamado pelos armênios da época de "Arquiteto do Universo, Criador do Céu e da Terra", era considerado o pai de todos os outros deuses e deusas, e o criador do universo. Também era considerado a fonte da fertilidade da terra, deus da colheita e das frutas, e o festival em sua homenagem, chamado de Amanor, era celebrado no dia do ano novo no antigo calendário armênio.

Embora seja chamado de pai dos deuses, não há nenhuma indicação de que ele possuia uma esposa ou consorte. Existe uma vaga referência em alguns textos de que a deusa Anahit era sua esposa, mas, embora seja possível, não existem provas diretas.

Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da figura lendária autóctone armênia Ara e o Ahura Mazda irânico. Durante o período helenístico, Aramazd passou a ser comparado ao Zeus grego.

Um dos principais templos de Aramazd se localizava em Ani (atual Kamakh, na Turquia), um centro administrativo e cultural da antiga Armênia. O templo foi destruído no fim do século III, após a adoção do cristianismo como religião estatal do país.

fontes:
  • Wikipedia
  • Encyclopedia of Ancient Deities, de Charles Russell Coulter e Patricia Turner
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby