Image Map

6 de dezembro de 2013

Drekavac

۞ ADM Sleipnir


Drekavac (cirílico: дрекавац; servo-croata: drɛkaʋats, literalmente "o gritador",, também chamado Drek, Drekalo, Krekavac, Zdrekavac ou Zrikavac) é uma criatura mítica oriunda da mitologia dos povos eslavos do sul. Segundo o mito, um Drekavac surge das almas das crianças que morreram sem serem batizadas.

A criatura não possui uma descrição consistente. Alguns afirmam que o seu corpo é manchado, alongado e fino como um eixo, com uma cabeça desproporcionalmente grande; outros afirmam que ele é uma espécie de pássaro. Modernas descobertas de supostos corpos de Drekavac pareciam com um cão ou uma raposa, mas com as patas traseiras semelhantes às de um canguru. Ele também pode aparecer na forma de uma criança e chamar as pessoas que passam perto do cemitério para batizá-lo. A única característica com a qual todos concordam é o seu grito horripilante.

Arte de Danijel Matanic

Drekavacs podem ser vistos à noite, especialmente durante os 12 dias de Natal (1) e no início da primavera, época em que outros seres malignos também costumam aparecer com mais freqüência. Sob a forma de uma criança, o Drekavac prediz a morte de alguém, mas sob a forma de um animal, prediz doenças no gado. Drekavacs raramente incomodam seus parentes, e tem medo de cães.

O mito sobre os Drekavacs é frequentemente utilizado como um meio de assustar crianças, de uma forma semelhante a Banshee no ocidente. É, provavelmente, mais útil do que banshees em áreas rurais, pois as crianças certamente costumam ouvir o som de algum animal e atribuem o mesmo à um Drekavac, e ficam convencidos de que realmente existem, o que provavelmente ajuda a impedi-los de vaguear longe de casa. Nas cidades, no entanto, a crença desapareceu, e Baba Roga, que mais se assemelha ao bicho-papão ocidental, é muito mais usado.

Arte de Shunkarion

Avistamentos

Embora a criatura seja geralmente usada como uma tática para assustar as crianças, existem pessoas que acreditam em sua existência. De acordo com o guia de um repórter da revista sérvia Duga, vários moradores na montanha Zlatibor relatam ter visto a criatura, e quase todos relatam ter ouvido o seu grito. Em 1992, foi relatado que moradores encontraram no rio Krvavicka restos de um animal diferente de qualquer um conhecido, e alegaram que era um Drekavac. Parecia um cachorro ou raposa, mas com as patas traseiras semelhante a de um canguru.

Um avistamento mais recente ocorreu em 2003, na vila de Tometino Polje, perto de Divcibare, na Sérvia. Uma série de ataques a ovelhas ocorreram, semelhantes à ataques em outras partes do mundo atribuídos geralmente ao Chupa-cabra, e alguns aldeões concluíram que eles devem ter sido realizados por um Drekavac. Outros acham que não poderia ter sido um Drekavac porque eles só ouviram os gritos durante a noite, e as ovelhas foram mutiladas durante o dia. Em setembro de 2011, um grito horripilante e encontros não confirmados com uma estranha criatura, alegada ser um Drekavac, foram relatados em aldeias ao redor de Drvar, na Bósnia ocidental.


(1) Os 12 dias de Natal são os 12 dias que separam o Natal da Epifania, que é celebrada em 6 de janeiro. Dependendo da igreja, 6 de janeiro pode representar o batismo cristão (tradição católica) ou o dia em que os reis magos visitaram o menino Jesus com seus presentes
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby