Image Map

26 de dezembro de 2013

Njord

۞ ADM Sleipnir




Njord (pronuncia-se "Nyord"; antigo nórdico Njörðr, cujo significado do nome é desconhecido) é um dos principais deuses da tribo dos Vanir. Ele era visto como um deus dos ventos e também de vários serviços náuticos (pesca, navegação, etc.). Ele também era membro honorário dos deuses Aesir, tendo sido enviado à eles durante a Guerra Aesir-Vanir, juntamente com seus filhos Freyr e Freya. A mãe de Freyr e Freya é supostamente a irmã sem nome de Njord, que, com base em evidências lingüísticas, provavelmente é Nerthus. Njord era um deus particularmente associado à riqueza, a fertilidade, ao mar e aos marinheiros. Ele era invocado pelos nórdicos sempre antes deles saírem para o mar em caçadas e pescarias. Njord também é conhecido por ter a capacidade de acalmar as águas, bem como o fogo.



O conto com a participação mais proeminente de Njord é o de seu casamento com Skadi. Skadi era uma giganta que tinha ido até a morada dos Aesir em busca de restituição pelo assassinato de seu pai. Como parte do acordo, os deuses concordaram que ela poderia escolher como marido qualquer um dos deuses ela desejasse. Ela acaba escolhendo Njord por engano, pensando que ele fosse Balder.

O casamento de Njord e Skadi foi curto e desagradável para ambos. Eles passavam metade do ano vivendo na casa de Skadi, Trymheim
, localizada nas montanhas nevadas, as quais Njord não podia tolerar, a outra metade era gasta na casa de Njord, Noatun ( "O Lugar dos Barcos"), que ficava localizada na praia. Skadi também não tolerava viver na casa de Njord, e então os dois se separaram.



Infelizmente, isso é tudo que as fontes sobreviventes nos dizem sobre Njord. Apesar dessa escassez de descrições literárias, porém, outras formas de evidência mostram-nos que ele era um deus amplamente adorado entre os nórdicos .

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Agradecido pela informação !

    ResponderExcluir
  2. Bem elaborado, sucinto e direto. Parabéns,

    ResponderExcluir
  3. Eu ficaria feliz se houvesse uma publicação com uma lista detalhada de cada deus nórdico e seus atributos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber uma coisa: quem é o pai de Njord?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe, a origem dos Vanir é desconhecida

      Excluir
    2. Eles eram o panteão principal de algum outro povo que os nórdicos assimilaram

      Excluir
    3. Provavelmente Ve e nott (teoria minha)

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby