۞ ADM Sleipnir
Arte de Cat Finnie |
Argos Panoptes (grego Αργος Πανοπτης, onde Panoptes significa "o que tudo vê") era um gigante de cem olhos, que viveu na região da Árgolida, no Peloponeso. Um servo fiel da deusa Hera, Argos era também um excelente pastor, e quando dormia, mantinha 50 de seus olhos abertos, mantendo-os vigiando o seu rebanho. Ele também possuía uma força sobre-humana, e segundo o poeta Apolodoro, foi o responsável pela morte de Equidna enquanto a mesma dormia.
Uma vez, quando Zeus foi encontrar com a ninfa Io, sua esposa Hera chegou ao local. O deus rapidamente transformou sua amante em uma novilha branca, mas a deusa não foi enganada. Ela exigiu o animal como um presente e colocou Argos Panoptes para fazer a guarda da novilha.
Zeus então enviou Hermes para resgatar clandestinamente sua amante. O deus primeiro tentou acalmar o gigante, tentando fazê-lo dormir com sua música, e assim que Argos adormeceu, Hermes o matou arrancando-lhe a cabeça com uma espada. Foi a partir deste esforço que Hermes ganhou seu título familiarizado, Argeiphontes (literalmente "o matador de Argos"). Hera recompensou Argos por seus serviços, colocando seus cem olhos na cauda de seu pássaro sagrado, o pavão.
Arte de ssnapey22 |
Gostaria que descobrissem quem eram os pais de Argos Panoptes , se era Tartaro e Gaia ou outros deuses ... De onde ele apareceu, como vivia ,etc ... Essas coisas , obrigada
ResponderExcluirDe acordo com a obra Dionisíaca do poeta grego Nono, Argos é filho de Gaia.
Excluir