Image Map

10 de abril de 2013

Hermes

۞ ADM Sleipnir

Arte de Raul Maldonado

Na mitologia grega, Hermes (em grego: Ἑρμής) é um dos deuses olimpianos e também o mensageiro dos deuses. Detentor de vários atributos, Hermes é o protetor dos viajantes, pastores e ladrões. Seu equivalente romano é o deus MercúrioEle costuma ser representado tanto como um belo e atlético jovem, imberbe, ou como um homem mais velho e barbudo. Seus atributos incluem o  kerykeion ("caduceu" em latim), um par de botas aladas, e às vezes um chapéu alado e uma capa clâmide.

Sua mãe era Maia, uma das Plêiades - filhas do titã Atlas, tendo Zeus como pai. Ele nasceu em uma caverna no Monte Cilene.

Hermes segue o arquétipo do malandro. Ele era freqüentemente retratado como um ser inteligente e carismático, mas também um mentiroso e um ladrão. Mesmo quando era criança, ele já exibia essas características. Hermes secretamente fugiu para longe do Monte Cilene e roubou alguns cabeças de gado do deus Apolo, habilmente disfarçando suas trilhas. Algumas versões dos mitos dizem que ele colocou sapatos em seus pés, enquanto outros dizem que ele fez as vacas andarem para trás.


Hermes sacrificou algumas das vacas para dar aos deuses do Olimpo, a fim de ganhar sua atenção e favor. O Hino Homérico a Hermes credita Hermes como o inventor do fogo durante este sacrifício. Após o sacrifício, Hermes voltou para casa e encontrou uma tartaruga ao longo do caminho, que ele também usou como sacrifício. Ele usou o intestino da vaca e a casca da tartaruga para criar a primeira lira.

Fingindo ignorância para sua mãe, ele convenceu Maia que ele não era o culpado pelo roubo das vacas. Zeus interveio e forçou um acordo entre os dois deuses. Durante a discussão, Hermes começou a tocar a lira que ele havia criado. Apolo, encantado com a música, concordou em permitir que Hermes ficasse com o gado em troca do instrumento (Apolo é frequentemente representado segurando a lira).

Quando Hermes cresceu, muitas vezes ele agiu em auxílio de outros deuses e mortais. Ele acompanhou Zeus em muitas jornadas, tendo ajudado o mesmo durante sua luta com o monstro Tifão e também libertando sua amante Io da vigia de Argos Panoptes. Outra vez, Hermes salvou Ares, quando o deus foi preso em um frasco. Ele também desempenhou um papel no plano de retorno de Perséfone do submundo. Entre os mortais que foram assistidos por ele estavam o rei Príamo de Tróia, PerseuEnéias e Odisseu/Ulisses.

Arte de Lagro-Ross

Hermes teve casos amorosos com uma série de deusas e mulheres mortais. A deusa que ele mais amava era Afrodite, com quem teve dois filhos, Hermafrodito e Priapo. Hermes era também o pai de o deus dos pastores e rebanhos, que era metade homem e metade bode.

Hermes também exercia o papel de psicopompo, aquele que guia os mortos para a vida após a morte, no submundo de Hades. Hermes era um dos poucos deuses que poderia seguramente ir e vir entre o submundo e o mundo dos vivos.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Gostaria que, ao final da postagem, indicassem as fontes a partir das quais as informações são trazidas. É um erro muito frequente, ignorar as fontes. Para o leitor é importante, pois permite evoluir na pesquisa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. O melhor da mitologia grego é o realismo. Deuses com defeitos, falhas, limitações humanas que não vivem só de guerra ou de exibirem uma virtuosidade exagerada e utópica.
    E o site é muito bom. Os cricrizinhos que querem exigir fonte e criticar o site deveriam lembrar que os artigos trazem a opinião e visão pessoal de quem o escreveu e deixarem essa neurose burocrática de lado.

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez aqui.Parabéns! Já sou uma seguidora.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby