Image Map

19 de agosto de 2013

Equidna

۞ ADM Sleipnir
Na mitologia grega, Equidna (do grego Ἔχιδνα, "víbora venenosa") era uma monstruosa criatura, com a parte superior do corpo de uma mulher e  o resto de seu corpo semelhante a uma serpente. Ela presidia as corrupções da terra: podridão, lodo, águas fétidas, doenças, e enfermidades.

Segundo as lendas, Equidna  era a filha de um par de poderosos seres míticos. Algumas fontes afirmam que ela era filha de Tártaro e Gaia, enquanto outros propõem um conjunto completamente diferente de pais. Na verdade, o antigo poeta Hesíodo sugere que Equidna era filha de Ceto e Fórcis. Hesíodo também nos dá um vislumbre de Equidna em sua Teogonia, na seguinte passagem:
"Então Ceto deu luz a outro monstro invencível,
de nenhuma maneira como os homens mortais ou os deuses imortais;
sim, em uma caverna oca ela pariu Equidna, divina
e cruel, metade ninfa de belo rosto e olhos brilhantes
e metade cobra, enorme e monstruosa dentro da terra santa,
uma cobra que ataca rapidamente e se alimenta de carne viva.
Seu covil é uma caverna debaixo de uma pedra oca,
longe de deuses imortais e homens mortais;
os deuses decretaram para ela uma habitação glorioso lá. " 
(Hesíodo, Teogonia, 295-303)


Além de revelar o nome de seus pais, descrevendo sua aparência, e explicando que ela vivia em uma caverna isolada, Hesíodo também inclui outro elemento importante em sua discussão sobre Equidna. A Teogonia de Hesíodo apresenta uma lista de filhos aos quais esse monstro prolífico deu à luz. Equidna deu a luz à Ortros, Cérbero, a Hidra de Lerna, e a Quimera após o acasalamento com Tifão. Hesíodo acrescenta que Equidna ainda deu a luz à Esfinge e ao Leão de Neméia, como resultado de sua união com Ortros.

Tinha ainda como filhos, segundo o filósofo Apolodoro, Ladon (o dragão de cem cabeças) e a Águia Caucasiana (a águia que comia o fígado de Prometeu), e segundo Higino, a terrível Cila. Equidna possuía, assim como os seus filhos, uma natureza terrível e adorava devorar viajantes inocentes.

Zeus, ao se tornar o rei do Olimpo, pretendia eliminar Equidna, mas ele resolveu deixar ela e seus filhos viverem, para que se tornassem um desafio para os futuros heróis. Equidna nunca teve uma participação direta em quaisquer mitos, mas sempre era citada como "a mãe de todos os monstros".

De acordo com Hesíodo, ela era uma ninfa imortal, porém de acordo com Apolodoro, Equidna foi morta enquanto dormia pelo gigante de cem olhos, Argos, à mando da deusa Hera.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby