۞ ADM Sleipnir
Arte de doniobina |
O Tikbalang é uma criatura mítica encontrada no folclore filipino, descrito como sendo uma espécie de ser híbrido, metade cavalo e metade humano. Ao contrário dos centauros da cultura ocidental, um Tikbalang possui a cabeça e, às vezes, os cascos de um cavalo, com o corpo de um homem alto e musculoso. As pernas do Tikbalang são muito longas, e dizem que, quando ele se senta, seus joelhos ficam mais altos do que a sua cabeça.
De acordo com as histórias da mitologia das Filipinas, o Tikbalang vive no topo de árvores muito altas, ou também em pântanos, montanhas ou florestas. Do topo das árvores, ele observa toda a área, pronto para atacar qualquer um que se atreve a perturbar o seu território.
Arte de Logie Gibas |
O mito sobre o Tikbalang surgiu durante a colonização espanhola. Os conquistadores introduziram cavalos para as Filipinas e, em seguida, espalharam rumores para assustar os povos nativos. Isso explica o porquê de tantas histórias contraditórias sobre o Tikbalang. Uma delas, por exemplo, diz que o Tikbalang é uma criatura travessa e muitas vezes prega truques sobre os viajantes. Um de seus truques favoritos envolve fazer suas vítimas perderem o seu caminho até que fiquem loucos.
Outras histórias descrevem o Tikbalang como sendo um monstro da noite, com brilhantes olhos vermelhos. Esta versão do Tikbalang retrata-o como uma criatura temível, um verdadeiro perigo para as pessoas. Acredita-se que quando fica irritado - e ele se irrita facilmente - ele pisa sobre as pessoas com seus cascos até que elas morram. Nestes contos, o Tikbalang é sempre acompanhado por um cheiro de cabelo queimado e ele fuma enormes charutos.
Outros fatores geralmente atribuídos ao Tikbalang são:
- Habilidade de se tornar invisível;
- Habilidade de se transformar em seres humanos;
- Capacidade de imitação de vozes;
- Guardião benevolente dos reinos elementais;
- Ele é um demônio;
- Ele só toma banho em luas cheias;
- É uma bela mulher que ficou muito velha;
- Ele é um feto abortado que foi enviado de volta para a Terra a partir de limbo;
- Ele é, na verdade, meio-pássaro, metade homem;
- Ele propõe um enigma à sua presa e aqueles que responderem certo obtém um pote de ouro;
- O Tikbalang pode se apaixonar por um mortal, e acredita-se que, se chover e o céu estiver claro, um Tikbalang vai se casar.
Arte de doniobina |
Acredita-se que através de um certo ritual, o Tikbalang possa ser domado. Eles possuem uma espécie de juba com espinhos afiados, e aquele que conseguir amarrar um Tikbalang,se colocar por cima dele e remover pelo menos um destes espinhos pode usa-lo como um talismã, mas primeiro deve se segurar firmemente em cima dele, pois o mesmo fará de tudo para se livrar do cavaleiro desagradável. Quando ele se cansar então a vitória do aspirante a domador estará completa.
Dizem que as únicas formas de se evitar um encontro com o Tikbalang é virar a camisa do avesso, ou pedir permissão em voz alta para passar por seu território e depois caminhar em silêncio, para não perturbá-lo.
- http://meu-monstrinho-bizarro.blogspot.com.br/2013/01/tikbalang.html
- http://lizzabathory.blogspot.com.br/2012/08/tikbalang.html
Este blog é incrível, conteúdo muito bom e útil.
ResponderExcluirMuito interessante essa lenda...
ResponderExcluirAssistindo Trese e um blog de 8 anos me ajudando kakakaka
ResponderExcluirTenho que terminar de assistir!
Excluir